Da Redação   |   02/06/2021 19:23   |   Atualizada em 02/06/2021 19:34

Anseditur termina reunião de secretários na capital federal

O ministro Augusto Nardes apresentou um plano de governança pública municipal aos secretários

Divulgação/Anseditur
Nesta manhã de quarta-feira (02), ocorreu o último dia do 1º Fórum das Capitais em Brasília, que foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães com a presença dos secretários e dirigentes que compõem a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur).

Este último dia foi marcado pela presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e também do vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, deputado Bibo Nunes.

O ministro Augusto Nardes apresentou um plano de governança pública municipal que tem por objetivo orientar as gestões para não cometer equívocos e serem punidos por não conhecerem a burocracia existente. E anunciou a possibilidade de criação de um comitê de governança de Turismo, unindo todas as esferas governamentais.

Além disso incentivou os participantes a começaram desde já a criar uma política de Turismo no município, que tenha duração não só de quatro anos e acrescentou a importância de colocar o setor privado a trabalhar junto, realizar reuniões quinzenais e pensar em estratégias para evolução. O ministro do TCU distribuiu ainda uma cartilha de governança, que mostra o que o município ganha implementando esse modelo de gestão, mostrando o ciclo de políticas públicas e como proceder com determinadas situações.

Na sequência, o deputado Federal Bibo Nunes se colocou à disposição de todos secretários e dirigentes para ouvir os seus anseios, para que possam ser encaminhados ao deputado Bacelar, presidente da Comissão de Turismo, e assim viabilizar de maneira mais rápida a possibilidade da solução dos mesmos. Além disso salientou que poderá ajudar os municípios com patrocínios em eventos nacionais, pois possui um bom relacionamento para apoiá-los.

“Todos vivem, respiram e amam o Turismo. A minha cadeira de deputado federal, minha cadeira na Comissão de Turismo, é a mesma cadeira para vocês usarem. Estarei completamente à disposição” finaliza o deputado Bibo Nunes.

Outros temas foram discutidos, como a possível fixação da sede da Anseditur em Brasília, e ainda houve um momento com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. O grupo de secretários também fez visitas técnicas aos equipamentos turísticos de Brasília.

Tópicos relacionados