MTur reúne secretários e apresenta projetos em desenvolvimento

|

Roberto Castro/MTUR
William França, do MTur, comandou a reunião
William França, do MTur, comandou a reunião
Em evento virtual realizado ontem (8), o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, reuniu representantes do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários Estaduais e Dirigentes do Turismo) para apresentar as ações em andamento no Ministério do Turismo para promover e desenvolver os destinos turísticos brasileiros.

Entre os pontos apresentados, estavam projetos de inteligência mercadológica e competitiva, como o Experiências do Brasil Rural, a Câmara de Turismo 4.0 e a Rede Nacional de Cidades Criativas. França também destacou que a Pasta está trabalhando numa campanha de promoção dos atrativos naturais do país. “Estamos em um momento em que o mundo busca o turismo de natureza e nada mais justo do que apresentarmos o nosso potencial aos turistas nacionais, que estão ávidos por este segmento”, sinalizou.

A reunião contou ainda com a participação do secretário nacional de Telecomunicações substituto do MCom (Ministério das Comunicações), José Afonso Cosmo Júnior. Durante o encontro virtual, Júnior apresentou as informações iniciais para o desenvolvimento de uma estratégia de conectividade no Turismo, como o levantamento de dados de distribuição da demanda ao longo do ano e a avaliação da área de abrangência do ambiente turístico. O representante do MCom expôs ainda o programa Wi-Fi Brasil e a disponibilização do 5G em todo o país.

PANROTAS / Filip Calixto
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o encontro é necessário para alinhar as estratégias das diferentes esferas de governo
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o encontro é necessário para alinhar as estratégias das diferentes esferas de governo
Outro assunto abordado na reunião foi a atualização do Cadastur. O sistema foi recentemente adicionado à plataforma Gov.br. Todas as orientações sobre a transição foram divulgadas durante o encontro em um vídeo nas redes sociais do MTur.

Por fim, técnicos do Ministério do Turismo apresentaram aos secretários e dirigentes estaduais os eventos do Calendário Nacional que receberão apoio do MTur e da Embratur em sua realização. Entre eles estão a edição híbrida da Abav Collab, que espera mais de 20 mil participantes, e a Feira Internacional de Turismo da América Latina, que acontecerá em Buenos Aires, Argentina.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o encontro com os representantes estaduais de Turismo se faz necessário para que as esferas de governo conversem e trabalhem juntas no desenvolvimento do setor em nosso país. "Precisamos colocar todos os estados a par do que estamos produzindo, para que assim possamos fazer parcerias e trabalharmos juntos no avanço do turismo brasileiro", disse
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA