MTur avança na criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas

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Gabriel Toledo
Paraty (RJ) está entre as dez cidades brasileiras a integrarem a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco
Paraty (RJ) está entre as dez cidades brasileiras a integrarem a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco
Com o objetivo de estimular o crescimento econômico de municípios brasileiros por meio do Turismo e da economia criativa, o Ministério do Turismo planeja implementar no País a Rede Brasileira de Cidades Criativas (RBCC). Assim, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o MTur lançou edital que vai selecionar uma instituição para auxiliar na criação de um modelo conceitual para o desenvolvimento da Rede.

A instituição contratada deverá realizar levantamento de informações e a elaboração de um documento referência com diretrizes, estratégias e critérios de inserção de cidades criativas na rede brasileira. O edital para o chamamento público está disponível no site da Unesco. As propostas podem ser enviadas até o dia 1º de março.

O edital de seleção faz parte do Projeto de Cooperação Internacional, firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a Unesco. “Esse projeto de cooperação internacional busca a promoção do Turismo nos sítios do patrimônio cultural e natural, da economia criativa e de outras políticas vinculadas ao Turismo e ao desenvolvimento sustentável”, explicou o secretário-executivo adjunto do Ministério do Turismo, Higino Brito Vieira.

CIDADES CRIATIVAS

A ideia da Rede Brasileira de Cidades Criativas é estimular cidades a usarem o seu capital criativo e inovador para promoção do desenvolvimento, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, os governos municipais, empreendimentos e agentes criativos, gerando oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.

“A proposta é potencializar a indústria criativa em todo o País, alavancando o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Com mais de 5,5 mil municípios, o Brasil tem potencial para usar a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento”, disse o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

Atualmente, dez cidades brasileiras fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano. São elas: Belém, Florianópolis, Paraty (RJ) e Belo Horizonte, no campo da gastronomia; Brasília, Curitiba e Fortaleza, em design; João Pessoa, em artesanato e artes populares; Salvador, na música; e Santos (SP), no cinema.
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