Victor Fernandes   |   19/02/2021 15:07
Atualizada em 19/02/2021 15:08

MTur avança na criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas

MTur e Unesco lançaram edital que vai selecionar uma instituição para auxiliar na criação

Gabriel Toledo
Paraty (RJ) está entre as dez cidades brasileiras a integrarem a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco
Paraty (RJ) está entre as dez cidades brasileiras a integrarem a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco
Com o objetivo de estimular o crescimento econômico de municípios brasileiros por meio do Turismo e da economia criativa, o Ministério do Turismo planeja implementar no País a Rede Brasileira de Cidades Criativas (RBCC). Assim, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o MTur lançou edital que vai selecionar uma instituição para auxiliar na criação de um modelo conceitual para o desenvolvimento da Rede.

A instituição contratada deverá realizar levantamento de informações e a elaboração de um documento referência com diretrizes, estratégias e critérios de inserção de cidades criativas na rede brasileira. O edital para o chamamento público está disponível no site da Unesco. As propostas podem ser enviadas até o dia 1º de março.

O edital de seleção faz parte do Projeto de Cooperação Internacional, firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a Unesco. “Esse projeto de cooperação internacional busca a promoção do Turismo nos sítios do patrimônio cultural e natural, da economia criativa e de outras políticas vinculadas ao Turismo e ao desenvolvimento sustentável”, explicou o secretário-executivo adjunto do Ministério do Turismo, Higino Brito Vieira.

CIDADES CRIATIVAS

A ideia da Rede Brasileira de Cidades Criativas é estimular cidades a usarem o seu capital criativo e inovador para promoção do desenvolvimento, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, os governos municipais, empreendimentos e agentes criativos, gerando oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.

“A proposta é potencializar a indústria criativa em todo o País, alavancando o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Com mais de 5,5 mil municípios, o Brasil tem potencial para usar a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento”, disse o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

Atualmente, dez cidades brasileiras fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano. São elas: Belém, Florianópolis, Paraty (RJ) e Belo Horizonte, no campo da gastronomia; Brasília, Curitiba e Fortaleza, em design; João Pessoa, em artesanato e artes populares; Salvador, na música; e Santos (SP), no cinema.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS