Filip Calixto   |   17/08/2021 09:43   |   Atualizada em 17/08/2021 09:45

Alagoas tem alta em ocupação hoteleira e chegada de viajantes

Julho em Alagoas teve alta na chegada de viajantes e ocupação hoteleira

O mês de julho foi considerado um marco no movimento de retomada para o Turismo de Alagoas. Depois de sentir fortemente os impactos da pandemia, desde o ano passado, o Estado voltou a registrar números expressivos em atividades relacionadas à indústria de viagens. Segundo aponta a Sedetur (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo), na comparação entre julho deste ano e julho do ano passado, a movimentação de passageiros chegando e saindo cresceu 1.011% e a média da ocupação hoteleira subiu 232%.

Devulgação/Sedetur-AL
Representantes do Turismo de Alagoas esta otimistas para o segundo semestre
Representantes do Turismo de Alagoas esta otimistas para o segundo semestre
O bom desempenho no período, conforme avalia o de Turismo alagoano, Marcius Beltrão, gera uma onda de projeções otimistas para o segundo semestre. “A pandemia da covid-19 afetou as economias de todos os países e regiões, e em Alagoas não foi diferente. Porém, o que é importante destacar é que, ao longo de toda a crise, o Governo de Alagoas continuou investindo em ações promocionais dentro e fora do país, como também em políticas de incentivos. Os impactos dessas decisões são visualizados hoje nos números do setor no estado”, aponta o gestor.

MAIS VOOS EM AGOSTO
A previsão de um bom segundo semestre se fortalece pela movimentação já regular de voos no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió. O complexo tem média de 26 voos diários operando e a confirmação de novos voos regulares que começaram nos próximos meses.

Anunciados este mês, começam a operar os novos voos das rotas de Fortaleza e do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, pela Latam e Azul. Só no primeiro final de semana de agosto, 46 aeronaves pousaram no aeroporto.

Além disso, a ampliação da malha aérea conta com voos regulares da nova companhia aérea ITA (Itapemirim), que trouxe seu voo inaugural com 80% de ocupação no início do mês, e deve operar inicialmente dez voos semanais para Alagoas.

HOTELARIA
A ocupação hoteleira no estado atingiu uma média de 76,92% em julho deste ano, registrando um aumento médio de 232% em comparação ao mesmo período de 2020, quando foi de 23,11%.

“Com o avanço da vacinação e a diminuição do contágio e óbitos, aliados à liberação de praias e restaurantes com horários de funcionamento restabelecidos, o turista sente segurança de viajar novamente. Para este mês de agosto temos a previsão de uma ocupação hoteleira média muito boa e, a partir de setembro, outubro e novembro a previsão é de ocupações ainda mais satisfatórias”, afirma o presidente da ABIH-AL, André Santos.

O setor de hotéis também é destaque pela chegada de novos investimentos. O Estado vai receber, na construção de dez novos meios de hospedagem, cerca de R$ 500 milhões em aporte de empresas privadas. Esse lote de novos hotéis espalhados por diversos destinos alagoanos começam a ser inaugurados em 2023.

Serão mais 5 mil leitos hoteleiros disponíveis na região, gerando mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.

Somente o Resort Vila Galé, o maior investimento privado no estado dos últimos dez anos que está em construção na praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, investiu mais de R$ 130 milhões e deve gerar cerca de 500 empregos diretos em Alagoas.

Tópicos relacionados