Filip Calixto   |   29/09/2021 17:00

Trade do Turismo apresenta pleitos do setor ao poder público

Carolina Negri, do Sindepat, representou as associações em conversas com legislativo e executivo

Lideranças de associações ligadas à indústria de viagens iniciaram ontem (28) a sequência de reuniões “Turismo na Ordem do Dia”, que recebe autoridades dos poderes legislativo e executivo. Essas ocasiões são organizadas pela Comissão do Turismo e são feitas sob medida para apresentar pleitos e pedidos do setor a representantes desses poderes.

PANROTAS / Emerson Souza
Carolina Negri, diretora executiva do Sindepat, representou o setor do Turismo junto aos representantes do poder público
Carolina Negri, diretora executiva do Sindepat, representou o setor do Turismo junto aos representantes do poder público
Durante a solenidade de abertura, o G20+ (grupo que representa as principais associações do Turismo brasileiro) entregou ao primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), uma carta com os principais pilares do setor de Turismo e eventos. O grupo foi representado pela diretora executiva do Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), Carolina Negri.

“O setor tem alta relevância para a economia por se tratar de uma atividade basicamente prestadora de serviços. É intensivo em mão de obra com a vantagem de requerer pessoal com diferentes níveis de qualificação, inclusive de menor nível de escolaridade. Gera 7,4 milhões de empregos nos diversos segmentos e receita de R$ 238,6 bilhões. Como de amplo conhecimento, o setor de Turismo, além de ter sido um dos principais afetados pela crise decorrente da pandemia do covid-19, diversos segmentos do setor ainda seguem em ritmo de recuperação bastante lento, e com sérias dificuldades de recuperar o prejuízo acumulado nesses mais de 18 meses. Por isso, precisamos do apoio da Câmara dos Deputados”, ressaltou Carolina.

Em sua fala, o deputado Marcelo Ramos, sublinhou que “precisamos criar condições e ambiente de negócios sadios para que a atividade turística seja cada vez mais relevante para geração de emprego e renda”. O parlamentar ainda lembrou que diversas matérias foram pautadas por serem essenciais para a sobrevivência do setor durante a pandemia.

Segundo o deputado Bacelar (Podemos-BA), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, um dos objetivos dos organizadores é chamar a atenção do Parlamento para a necessidade de aprovação de matérias que beneficiem e estimulem a retomada do setor, além de promover os destinos brasileiros e fidelizar os viajantes.

“Parlamentares, governos e empresários reconhecem a importância econômica do Turismo especialmente nos Estados menos assistidos. Este é um dos setores econômicos cujo fortalecimento mais interessa ao Brasil. Hoje, a realidade do Turismo vem até nós, em um evento único. Sim, o Turismo está na ordem do dia da Câmara dos Deputados merecidamente, para o bem do Brasil ”, discursou Bacelar.

O evento, realizado em parceria com a Embratur e o MTur (Ministério do Turismo) faz alusão ao Dia Internacional do Turismo, comemorado em 27 de setembro.

“O setor do Turismo foi um dos primeiros a serem atingidos em virtude da pandemia, mas está se recuperando de forma rápida por conta da união de todos. Teremos a participação de autoridades e de entidades de grande relevância para um debate sobre o momento atual e sobre como devemos agir para garantir que o Brasil aproveite todo o seu potencial para o Turismo”, disse o presidente da Embratur, Carlos Brito, durante o painel de inauguração do evento.

Tópicos relacionados