Nathalia Ribeiro   |   06/10/2021 18:44

Presidente da CTur exalta atuação da Câmara em defesa do Turismo

Na Abav Expo, Bacelar destacou a importância do setor para recuperar a economia brasileira

Divulgação
Carlos Brito (presidente da Embratur), Bacelar (deputado federal), Maurício Bacellar (secretário de Turismo da Bahia) e Gilson Machado (ministro do Turismo)
Carlos Brito (presidente da Embratur), Bacelar (deputado federal), Maurício Bacellar (secretário de Turismo da Bahia) e Gilson Machado (ministro do Turismo)
Ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado, e do presidente da Embratur, Carlos Brito, o presidente da comissão de Turismo da Câmara, deputado federal Bacelar (Podemos/BA), participou da solenidade de abertura da 48ª Abav Expo & Collab, realizada nesta quarta-feira (6), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Durante o evento, o presidente exaltou a atuação do Legislativo em defesa do Turismo.

Ao destacar a importância do Turismo para recuperar a economia brasileira, Bacelar afirmou que a preparação, capacitação e fortalecimento do trade são pontos essenciais para a retomada do setor. “Nos dois últimos anos, a feira reuniu mais de 50 mil visitantes. O maior evento de Turismo da América Latina é uma grande oportunidade para estabelecer contatos com profissionais do Brasil e para negócios e networking. É importante que todo o trade esteja reunido para capacitar, valorizar, integrar e estimular ações entre os segmentos”, declarou.

Entre as propostas que tramitam no Congresso Nacional e que poderão beneficiar o Turismo, o parlamentar citou projeto de lei que reestrutura e atualiza o papel de financiador e de avalizador dos investimentos produtivos no setor, o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O PL foi elaborado pelos membros da comissão e tramita em regime de urgência, ou seja, será votado direto pelo plenário da Casa.

Bacelar também ressaltou o projeto de Lei 4219/20, batizado de Lei Moraes Moreira, de sua autoria, que cria um auxílio emergencial para os trabalhadores do Carnaval e São João, afetados diretamente pela pandemia. Pelo texto, serão destinados R$ 3 bilhões de reais. Outra proposição que, se aprovada, terá impacto imediato na dinamização do setor de Turismo, é o PL 442/91, que cria o marco regulatório dos jogos no Brasil.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, também esteve presente no evento e divulgou o projeto ‘Viva Turismo Bahia’, plano de retomada das atividades no setor. O objetivo é o fortalecimento da promoção dos atrativos do estado, em grandes exposições, que inclui a segurança sanitária, capacitação e infraestrutura. “Estamos todos confiantes que a retomada das atividades turísticas irá trazer ótimos resultados. Para nossa satisfação, o destino Bahia já é o mais procurado pelos brasileiros”, declarou o secretário.

Tópicos relacionados