Veja balanço das ações realizadas pelo Ministério do Turismo em 2021

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O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, começou o ano de 2022 otimista com os recentes indicadores alcançados pelo setor, como 85% do patamar pré-pandemia na aviação e de mais de 80% de ocupação da rede hoteleira. “Em 2022, o Turismo no Brasil vai valer por dois”, frisou.

PANROTAS / Emerson Souza
Gilson Machado Neto, ministro do Turismo
Gilson Machado Neto, ministro do Turismo
O ano de 2021 sofreu com os impactos da covid-19. Somados aos números de 2020, as perdas chegam a R$ 453 bilhões para o Turismo brasileiro, com milhares de trabalhadores desempregados. “Nossa missão nesse cenário tão difícil foi seguir amparando o trade com medidas para tirar o peso do Estado das costas do setor, concluir obras que estão estruturando o Turismo por todo o País e anunciar medidas para atrair, cada vez mais, investidores e visitantes ao Brasil”, resumiu o ministro.

Um dos destaques de 2021 foi a validação do Brasil como sede do primeiro escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) para as Américas. A informação foi confirmada pelo secretário-geral da entidade, Zurab Pololikashvili, em reunião realizada em Madri, em dezembro, que contou com a participação do ministro.

INTERNACIONAL
Outra decisão importante foi anunciada durante a ExpoDubai: a instalação de um escritório da Embratur em Dubai para divulgar o Brasil para o Oriente Médio. A decisão foi tomada após tratativas do ministro Gilson Machado Neto e do presidente da Embratur, Carlos Brito, com Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos.

Em 2021, avançaram também as tratativas para que empresas aéreas internacionais operem no Brasil, inclusive para voos domésticos. Em viagem aos Emirados Árabes Unidos, o ministro alinhou junto a companhias locais a possibilidade de ampliação de voos, especialmente para o Nordeste. Em reunião com a Emirates, debateu a possibilidade de voos de Dubai para Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Já no Bahrein, Gilson Machado Neto se reuniu com representantes da Gulf Air para tratar de voos da capital Manama para São Paulo, via Casablanca, na África. No Catar, o ministro se encontrou com o ministro do Turismo e CEO da Catar Air Lines para acertar o aumento da frequência de voos entre o Catar e o Brasil, já com um novo voo da empresa para o Rio de Janeiro em fevereiro.

Em Madri, durante a participação em reunião da OMT, o ministro Gilson se reuniu com o Grupo Ávoris, que é dono da Iberojet, para discutir voos entre a capital espanhola e o Nordeste brasileiro. “O mundo percebeu que somos a melhor oportunidade para o Turismo no pós-pandemia. Nada se compara ao nosso País”, disse.

SETOR AÉREO

O Ministério do Turismo também trabalhou para diminuir a burocracia e o peso das costas dos empresários. “São eles que geram empregos e fazem a cadeia do setor funcionar, gerando, com isso, emprego e desenvolvimento para quem atua na ponta”, explicou Machado Neto. Durante 2021, várias ações foram tomadas, como a articulação para a autorização do uso no Brasil do combustível de aviação JET-A, uma demanda de décadas do segmento aéreo.

No último dia do ano, foi anunciada a publicação de Medida Provisória que reduz as alíquotas sobre o IRRF de leasing de aeronaves e motores a partir de 1º de janeiro de 2022. A taxa foi reduzida de 15% a zero nos próximos dois anos. A partir de 2024 as alíquotas terão um acréscimo gradual de 1% ao ano. Ou seja, será de 1% em 2024, 2% em 2025 e de 3% em 2026.

A medida beneficia diretamente as companhias aéreas, impactando indiretamente toda a cadeia produtiva do Turismo e garantindo a permanência de milhares de empregos.

TURISMO NÁUTICO
O MTur articulou para assegurar a isenção de tributos federais de importação de veleiros novos e usados e, também, para a importação de jet-skis. “Com esse aumento, teremos mais embarcações, maior número de marinas, melhoria da infraestrutura e, consequentemente, mais empregos”, lembrou o ministro.

Outra medida que impactou diretamente nas atividades turísticas foi a instalação de 15 antenas de wi-fi em Fernando de Noronha (PE), um pedido antigo de moradores e visitante da Ilha. A ação só foi possível graças ao trabalho articulado entre os ministérios do Turismo e das Comunicações.

NATUREZA
O Ministério do Turismo abordou muito o tema de natureza durante o ano de 2021. Em julho, no Parque Estadual do Cantão, em Caseara (TO), o ministro lançou a campanha promocional “Turismo em Natureza” para reposicionar o País no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias tiveram foco na experiência do viajante e na importância de se praticar um Turismo consciente, sustentável e seguro no momento de retomada.

E por todas as cidades por onde passou, no Brasil e no Exterior, o ministro Gilson destacou o Turismo de natureza e o potencial do País, mostrando nestas oportunidades, inclusive, imagens de satélite e dados oficiais que apontam a preservação ambiental local. “Quando colocam um cartaz do Brasil com o de qualquer outro país a lapada é grande. Ninguém quer competir com a gente. Somos o país mais preservado do mundo. Para se ter uma ideia, 66% do nosso território está preservado igual a quando Jesus Cristo veio à Terra”, afirmou.

OBRAS
Sobre as obras de infraestrutura turística, o Ministério do Turismo investiu R$ 805,9 milhões, com a entrega de 734 obras. Em 2021, também foram iniciadas outras 355 obras de infraestrutura turística com recursos do Ministério do Turismo em todo o País, fruto de um investimento de R$ 186 milhões.

O MTur administra, atualmente, uma carteira de cerca de 3,1 mil trabalhos do tipo no Brasil. Os projetos envolvem repasses de R$ 3,4 bilhões, dos quais cerca de R$ 1 bilhão já foi executado. “Continuaremos na nossa tarefa de respeitar os recursos dos pagadores de impostos: não temos a vaidade da paternidade da obra, mas o compromisso com a entregas que voltam para o uso da população”, reafirmou.


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