Filip Calixto   |   13/07/2023 15:59
Atualizada em 13/07/2023 16:28

Daniela Carneiro dá lugar a Celso Sabino no Ministério do Turismo

Convite oficial ao deputado do Pará, indicado pelo União Brasil, foi feito hoje (13) por Lula

Daniela do Waguinho/Redes Sociais
Daniela Carneiro apresentou hoje (6) uma carta colocando o cargo à disposição
Daniela Carneiro apresentou hoje (6) uma carta colocando o cargo à disposição

O período de Daniela Carneiro na liderança do Ministério do Turismo chegou ao fim oficialmente. A ministra, deputada federal pelo Rio de Janeiro (a mais votada no Estado na última edição), será substituída por outro deputado, Celso Sabino, do União Brasil do Pará.

O convite oficial foi feito hoje (13) pelo presidente Lula e repete uma prática amarga na história do Ministério do Turismo, que teve 15 titulares em 20 anos da pasta, um índice catastrófico (um ministro a cada ano e meio). Afinal, gestão precisa de tempo, continuidade, comprometimento com o setor.

Os rumores sobre a mudança de liderança na pasta foram crescendo ao longo dos últimos meses e na semana passada o governo federal anunciou que Daniela Carneiro seria substituída. O União Brasil, partido do Centrão, que garante votos para os avanços do governo na Câmara, também quer a Embratur e outros órgãos do governo federal.

Divulgação/Câmara dos Deputados
Celso Sabino será novo ministro do Turismo
Celso Sabino será novo ministro do Turismo

A nomeação de Celso Sabino deve sair nos próximos dias no Diário Oficial, após mais de um mês de negociações que culminaram na queda de Daniela Carneiro.

Em nota, o Planalto afirmou: "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal, Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias".

A gestão Daniela

De janeiro a julho à frente do ministério, a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro realizou uma série de reuniões com representantes do setor e participou de alguns dos principais eventos do segmento no Brasil.

Na data mais simbólica de seu período no ministério, Daniela salientou os feitos dos 100 dias no cargo ressaltando que buscou um trabalho baseado em pilares como: Diálogo, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, Estruturação de Destinos e Passagens Aéreas. Foi na gestão encerrada hoje também que o MTur lançou a Cartilha Parlamentar para orientar financiamentos em Turismo.

Pouco tempo para fazer algo, mas a ministra ao menos tentou conversar com o setor e articular avanços. Agora começa-se um novo ciclo (e ainda bem que o MTur tem um quadro técnico experiente e que segura as mudanças de titular) e o Turismo torce uma vez mais por um ministério forte, com recursos, e interlocução com o trade.

Daniela Carneiro irá retomar seu cargo como deputada federal também pelo União Brasil, mas deverá migrar para o Republicanos. Mudança de partido foi um dos motivos pelo qual o União Brasil pressionou pela saída de Carneiro. O marido da ex-ministra já se filiou ao Republicanos e negociou com Lula a saída de Daniela Carneiro da pasta do Turismo.

Tópicos relacionados