Pedro Menezes   |   26/09/2025 14:04

Celso Sabino deixa Ministério do Turismo após União Brasil romper com Lula

Sabino encerra seu ciclo no governo Lula após pouco mais de dois anos no cargo

PANROTAS/Marluce Balbino
Celso Sabino, ex-ministro do Turismo
Celso Sabino, ex-ministro do Turismo

Celso Sabino acaba de pedir demissão do cargo de ministro do Turismo do Brasil. Ele anunciou sua saída nesta sexta-feira (26), respeitando a decisão do seu partido União Brasil e encerrando assim o seu ciclo no governo Lula. Ele estava no cargo desde agosto de 2023, quando substituiu Daniela Carneiro.

A decisão foi tomada após intensas pressões políticas e determinações de seu partido, o União Brasil, que exigiu que todos os filiados ocupando cargos no Executivo deixassem suas funções. A medida acabou criando um cenário insustentável para a continuidade de Sabino à frente do ministério, mesmo após tentativas do presidente da República de convencê-lo a permanecer.

"Tive uma conversa hoje com o presidente da República, em virtude da decisão do partido ao qual eu sou filiado tomou, de deixar o governo, e vim hoje aqui cumprir o meu papel, entreguei ao presidente a minha carga e o meu pedido de saída do Ministério do Turismo, cumprindo a decisão do meu partido"

Celso Sabino, ministro do Turismo


A saída de Sabino ocorre em meio a tensões internas entre o governo e o União Brasil, partido que decidiu romper com o Poder Executivo. A decisão, obviamente, tornou a decisão do ministro quase que inevitável, que comunicou pessoalmente ao presidente sua decisão de deixar o cargo pouco antes da COP 30.

Durante sua gestão, Sabino ressaltou iniciativas que elevaram o perfil do país em âmbito internacional, incluindo esforços voltados à participação do Brasil na Conferência do Clima. Nestes dois anos, ainda inaugurou o escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro se tornou Presidente do Conselho Executivo do órgão.

Com a saída do governo, Celso Sabino retoma seu foco na carreira política, sendo apontado como uma figura estratégica do União Brasil para as eleições de 2026, com especulações até sobre uma possível candidatura ao Senado Federal pelo Pará.

Por outro lado, sua saída abre espaço para no Ministério do Turismo para um novo comandante, que deve ser anunciado pelo presidente Lula nos próximos dias. Muitos até cogitam a ida de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, para a pasta do Turismo, embora a vaga também esteja disponível para acordos do governo federal com partidos apoiadores.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3924 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.