Ministério do Turismo lança nova versão da Cartilha Parlamentar 2025/2026
Documento apresenta orientações para o aporte de recursos em diversas frentes

O Ministério do Turismo anuncia a nova versão da Cartilha Parlamentar 2025/2026, que reúne orientações para deputados e senadores sobre o uso de emendas parlamentares para investimentos focados no desenvolvimento da atividade turística no Brasil. O documento tem como objetivo ser um guia para fortalecer a parceria entre o Executivo e o Legislativo na implementação de políticas públicas para o setor.
A cartilha (que pode ser acessada neste link), foi criada para ser um guia básico para parlamentares e apresenta orientações para o aporte de recursos em diversas frentes.
Entre elas, a execução de obras de infraestrutura turística, o apoio à realização de eventos geradores de fluxo turístico e a implementação de ações de qualificação e formação profissional. Os parlamentares também podem consultar informações sobre como destinar verbas para o desenvolvimento do Turismo sustentável, a criação de campanhas de marketing e a atração de investimentos.
Ao incentivar a destinação de mais recursos para o Turismo, o MTur visa potencializar os resultados que o setor vem alcançando em 2025, principalmente na geração de empregos, na atração de investimentos estrangeiros e no aumento da visibilidade do Brasil no cenário internacional.
“Estamos em um momento de muito destaque do Turismo no Brasil. É extremamente importante que esses investimentos continuem sendo feitos, as emendas parlamentares são instrumentos que contribuem significativamente para o desenvolvimento social e econômico do nosso País”, comenta o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Resultados históricos para o Turismo no Brasil
A versão 2025/2026 da cartilha foi lançada em um momento de resultados históricos para o Turismo brasileiro. Em 2025, o setor tem quebrado recordes sucessivos, como a marca de mais de sete milhões de visitantes estrangeiros registrada já em setembro, atingindo 98,5% da meta para todo o ano.
Além disso, destinos como o Parque Nacional do Iguaçu também registraram o melhor mês de agosto de sua história, com mais de 155 mil visitantes, enquanto aeroportos como o Galeão, no Rio de Janeiro, apresentaram crescimento recorde de 26% no primeiro semestre.