Embratur promoverá ações ao longo do ano para celebrar aniversário de 60 anos
Campanhas serão voltadas a temas como afroturismo, inovação e sustentabilidade

A Embratur irá completar 60 anos em 2026 e comemorará ao longo dos próximos 12 meses com ações, eventos e projetos especiais.
Entre novembro de 2025 e novembro de 2026, serão dois ciclos de ações comemorativas: o primeiro voltado às conquistas recentes e à projeção de futuro da agência e o segundo dedicado à valorização do legado institucional e ao reconhecimento da contribuição da Embratur para o Turismo brasileiro.
Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, os 60 anos representam um marco histórico para o órgão e para o setor. “Celebramos seis décadas de trabalho reafirmando o Brasil como um destino democrático, inclusivo e plural. Um país que acolhe o mundo sem abrir mão da sua diversidade e das suas cores. Foram 60 anos de muitos desafios, mas agora é o momento da colheita, em que a gente reafirma esse Brasil muito vitorioso, com muita responsabilidade diante do mundo”, afirmou.
Ações de 60 anos da Embratur
As ações terão início ainda em novembro, mês dedicado à Consciência Negra, com uma agenda voltada ao Afroturismo – segmento que expressa o compromisso da Embratur com a diversidade e com a valorização da herança africana na formação da identidade brasileira.
Sob o tema “A Raiz do Brasil no roteiro do mundo”, a programação deste mês inclui a participação da Embratur em eventos de destaque, como o Afropunk Bahia (8 e 9, em Salvador), o Festival Baía Profunda (7 e 8, em Salvador) e o Black Travel Summit (13 a 16, no Rio de Janeiro). Ainda neste mês, também será lançada uma edição especial sobre favelas da série documental Turismo Transforma.
Outra ação prevista é o Webinar Diversifica, que apresentará o Guia Prático de Igualdade Racial no Turismo como ferramenta de conscientização e capacitação.
As ações comemorativas se estenderão até novembro de 2026, com períodos temáticos e programações voltadas à economia criativa, à inovação, à sustentabilidade e ao reconhecimento do papel da Embratur na promoção internacional do País.
Entre as iniciativas previstas estão, ainda, a produção de um livro e um documentário sobre a história da agência, uma exposição itinerante e uma linha do tempo digital interativa que reunirá registros, campanhas e depoimentos de ex-presidentes e servidores.