Laura Enchioglo   |   16/12/2025 14:26

Embratur abre Edital de Patrocínio 2026 e busca projetos de Turismo sustentável

Propostas selecionadas devem valorizar segmentos como Afroturismo, LGBTQIA+, Etnoturismo e Natureza


Embratur-Visit Brasil/Divulgação
As ações devem estimular a conectividade aérea, fluvial e a comercialização internacional de destinos, com ênfase na promoção do Turismo sustentável e regenerativo
As ações devem estimular a conectividade aérea, fluvial e a comercialização internacional de destinos, com ênfase na promoção do Turismo sustentável e regenerativo

A Embratur lança, nesta terça-feira (16), o Edital de Seleção Pública de Patrocínio 2026. A iniciativa selecionará projetos que ampliem a visibilidade e a atratividade internacional do Brasil, fortalecendo a Marca Brasil e a Marca Embratur, gerando impacto positivo em imagem, negócios e fluxo turístico internacional, tudo em alinhamento ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2024–2027 – e ao Planejamento Estratégico 2023–2027 da Embratur.

Conforme destaca o presidente da Agência, Marcelo Freixo, o edital busca projetos orientados pelos princípios de sustentabilidade, inclusão, inovação e inteligência de mercado. As ações devem estimular a conectividade aérea, fluvial e a comercialização internacional de destinos, com ênfase na promoção do Turismo sustentável e regenerativo.

A meta, segundo Freixo, é gerar impacto significativo na imagem, nos negócios e no fluxo de turistas internacionais para o Brasil. As inscrições para o Edital ocorrerão de 2 de janeiro a 3 de outubro de 2026 e devem ser feitas exclusivamente pelo site patrocinio.embratur.com.br, com antecedência mínima de 60 dias da data do evento.

“Com o Edital de Patrocínio 2026, buscamos projetos que promovam o Brasil nos nossos 25 mercados estratégicos de forma alinhada com o Plano Brasis, priorizando a sustentabilidade, a inclusão e a inovação. É um edital voltado para o Turismo para quem recebe, fazendo dessa atividade econômica um vetor de geração de emprego e renda. Se tornarmos nosso país melhor, ele será melhor para quem nos visita”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Marca Brasil

O Edital 2026 prioriza o fortalecimento do posicionamento da Marca Brasil e da Marca Embratur nos 25 mercados estratégicos definidos pelo Plano Brasis. Entre esses mercados estão países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal, Alemanha e China. Além disso, os projetos devem valorizar o portfólio Feel Brasil, que reúne experiências autênticas e sustentáveis.

Segmentos prioritários para patrocínio incluem Inovação, Sustentabilidade, Diversidade (Afroturismo, LGBTQIA+, Etnoturismo), Turismo de Negócios e Eventos (Mice), e Natureza. Para aumentar a transparência e a segurança, o Edital 2026 anuncia a implementação de um novo sistema de gestão de patrocínios que reunirá todas as etapas em uma única plataforma.

Ano eleitoral

Os propostas, que devem ser pessoas jurídicas, precisarão apresentar declarações obrigatórias, como a Declaração de Não Utilização para Fins Eleitorais.

O documento também detalha as restrições eleitorais para a contratação, aplicáveis de julho até a posse dos eleitos, em janeiro de 2027. Nesse período, fica suspensa a celebração de contratos e a transferência de recursos para parceiros do Setor Público. Novas contratações e repasses a entidades privadas também são suspensos caso seus dirigentes sejam candidatos ou pré-candidatos.

As contrapartidas propostas devem oferecer retorno institucional, promocional e estratégico, como a exposição das Marcas Brasil e Embratur em mídias de grande circulação. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: patrocinio@embratur.com.br ou pelo FAQ no site.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4214 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.