Pedro Menezes   |   23/12/2025 10:46
Atualizada em 23/12/2025 10:50

Gustavo Feliciano toma posse oficialmente como novo ministro do Turismo

Lula deu posse a Gustavo Feliciano nesta terça-feira (23), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto


Reprodução/YouTube
Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Feliciano
Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Feliciano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta terça-feira (23), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo. Feliciano assume o cargo no lugar de Celso Sabino, demitido na última quinta-feira (17), em meio a um rearranjo político envolvendo o União Brasil.

A nomeação de Feliciano foi anunciada na última sexta-feira (19) e oficializada no mesmo dia no Diário Oficial da União, juntamente com a exoneração de Sabino. A escolha do novo ministro resultou de articulação entre o governo federal e a ala do União Brasil mais alinhada ao Palácio do Planalto.

Celso Sabino foi desligado do cargo após contrariar a decisão do União Brasil de deixar a base do governo Lula. Ao optar por permanecer no ministério, acabou expulso do partido. Em declaração pública, Sabino afirmou que sua saída teve como objetivo preservar a governabilidade do presidente.

Reprodução/YouTube
Gustavo Feliciano, novo ministro do Turismo
Gustavo Feliciano, novo ministro do Turismo

Gustavo Feliciano é formado em Direito e tem experiência na área administrativa. Já foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, durante a gestão do governador João Azevêdo (PSB). É filho do deputado federal Damião Feliciano e da ex-vice-governadora da Paraíba Lígia Feliciano.

O novo ministro afirmou que pretende dar continuidade às políticas públicas voltadas ao fortalecimento do Turismo como vetor de desenvolvimento econômico, geração de empregos e promoção internacional do Brasil. Na ocasião, ele também fez elogios à gestão de Celso Sabino.

A mudança no comando do Ministério do Turismo é avaliada pelo Planalto como um movimento para recompor pontes com o União Brasil e manter apoio, ainda que parcial, em votações no Congresso Nacional. A indicação de Feliciano também foi interpretada como um gesto ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, que participou das articulações em torno da troca ministerial.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4705 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.