Presidente Lula anuncia saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo
União Brasil já indicou Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano, para ocupar a vaga

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (17) a saída de Celso Sabino (sem partido) do comando do Ministério do Turismo. Para ocupar a vaga, o União Brasil já se adiantou e indicou Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano.
Segundo fontes do O Globo, a indicação de Gustavo Damião é fruto de um acordo com um setor do União Brasil que se comprometeu a apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo ano.
A mudança ocorre logo após a decisão do União Brasil de expulsar Sabino do partido. O político chegou até a apresentar carta de demissão, mas permaneceu à frente da pasta até a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).

Na ocasião, Sabino classificou a decisão do União Brasil como “equivocada” e “injusta”, além de afirmar que tinha deixado o partido “de cabeça erguida” e sem qualquer mácula em sua trajetória. “Estou saindo do partido porque trabalhei pelo Brasil, pelo turismo, não me curvei e tive coragem de enfrentar partidos políticos quando quiseram me obrigar a fazer o que eu não concordei”, disse.
Durante sua gestão, Sabino também ressaltou iniciativas que elevaram o perfil do País em âmbito internacional, incluindo esforços voltados à participação do Brasil na Conferência do Clima. Nestes dois anos, ainda inaugurou o escritório da ONU Turismo no Rio e se tornou Presidente do Conselho Executivo do órgão.