Passagens aéreas sobem 12,71% em dezembro e pressionam inflação do Turismo
No acumulado de 12 meses, comportamento dos preços ligados ao setor reforça um cenário de demanda aquecida

O IPCA-15 registrou alta de 0,25% em dezembro e encerrou 2025 com inflação acumulada de 4,41%, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE. O resultado mensal foi puxado principalmente pelo grupo Transportes, que avançou 0,69% e teve o maior impacto no índice, com destaque para a passagem aérea, que subiu 12,71% e respondeu por 0,09 ponto percentual da taxa do mês.
Itens diretamente ligados ao Turismo também influenciaram o indicador. O transporte por aplicativo, por exemplo, teve alta de 9%, enquanto o pacote turístico subiu 2,47%. Por outro lado, a hospedagem registrou queda de 1,18% em dezembro, após forte alta em novembro, ajudando a conter parte da pressão inflacionária sobre os custos de viagem no fim do ano.
No acumulado de 12 meses, o comportamento dos preços ligados ao setor reforça um cenário de demanda aquecida, especialmente no transporte aéreo, ao mesmo tempo em que serviços como alimentação fora do domicílio, que subiu 0,65% em dezembro, continuam pressionando o orçamento do turista.