Karina Cedeño   |   22/12/2025 18:22

Latam inaugura rota direta entre Recife e Buenos Aires com um voo semanal

Operação é realizada pelo Airbus 320 com capacidade para até 174 passageiros


Leo Wanderley
Nova rota reforça a estratégia do Governo do Estado de Pernambuco para ampliar a conectividade aérea internacional
Nova rota reforça a estratégia do Governo do Estado de Pernambuco para ampliar a conectividade aérea internacional

A Latam inaugurou, no último sábado (20) seu voo direto entre Recife para Buenos Aires. A nova rota reforça a estratégia do Governo do Estado de Pernambuco para ampliar a conectividade aérea internacional.

A rota tem um voo semanal, com decolagem de Recife aos sábados, às 19h35, e retorno de Buenos Aires aos domingos, às 2h (horários locais), com duração aproximada de 5h20. A operação é realizada pelo Airbus A320 com capacidade para até 174 passageiros, ampliando a oferta de assentos diretos entre Pernambuco e a capital argentina.

"Em 2025, Pernambuco avançou de forma consistente na ampliação da sua conectividade internacional, com o lançamento de seis novos voos internacionais ao longo do ano. Encerramos esse ciclo com chave de ouro com a nova rota direta entre Recife e Buenos Aires, operada pela Latam, que reforça a assertividade das ações do Governo do Estado e consolida Pernambuco como o principal hub internacional do Nordeste. Essa conquista é resultado de uma atuação estratégica e de parcerias sólidas com companhias aéreas que acreditam no potencial do nosso Estado", destaca a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Alta de turistas argentinos em Pernambuco

A ampliação da conectividade aérea entre Pernambuco e a Argentina acompanha o crescimento expressivo do fluxo de turistas entre os dois destinos. Dados consolidados pela Empetur, por meio do seu Setor de Estudos e Pesquisas (SEP), indicam que o número de visitantes argentinos em Pernambuco registrou crescimento de 268,3% nos primeiros dez meses de 2025, consolidando a Argentina como o principal mercado emissor de turistas internacionais para o Estado.

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou a importância estratégica do fortalecimento dessa ligação aérea. “A nova frequência direta para Buenos Aires representa mais um avanço dentro de uma estratégia consistente de aproximação com o principal mercado emissor internacional de Pernambuco. O Estado já conta com voos diretos para a capital argentina, e a ampliação dessa oferta fortalece essa conexão, amplia a disponibilidade de assentos e contribui para transformar a alta demanda em resultados concretos para toda a cadeia do Turismo pernambucano.”

"A operação desta nova rota reafirma o potencial que temos para incrementar ainda mais o nosso Turismo internacional. Somente a Argentina mandou para o Brasil mais de três milhões de turistas entre janeiro e novembro deste ano, e agora temos mais um voo à disposição para ampliar esse fluxo, especialmente para o Estado de Pernambuco e para o Nordeste. Com mais voos e ações de promoção conjunta, o Turismo internacional em Pernambuco e na região tem tudo para continuar crescendo e gerando emprego e renda para os brasileiros que recebem esses visitantes", comenta o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Ainda segundo o levantamento feito pela Empetur por meio do Setor de Estudos e Pesquisas (SEP), a Argentina lidera o ranking dos principais mercados emissores de turistas internacionais para Pernambuco, concentrando 35,92% do total de visitantes estrangeiros, à frente de mercados europeus e de outros países da América do Sul. O fortalecimento das conexões aéreas diretas entre Recife e Buenos Aires responde a essa demanda crescente e amplia as oportunidades de intercâmbio turístico e econômico entre os dois destinos.

“A nova ligação direta entre Recife e Buenos Aires da Latam representa um avanço significativo para a conectividade do Nordeste com o Cone Sul. Esse voo tem um papel importante na dinamização do Turismo, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento da economia de Turismo no Nordeste, trazendo mais turistas de nossos países vizinhos”, afirma Eduardo Macedo, head de assuntos públicos da Latam Brasil.

A administradora do Aeroporto do Recife, Aena Brasil, “investe diariamente em seus aeroportos para oferecer aos passageiros e às empresas aéreas infraestruturas eficientes, modernas e confortáveis, proporcionando as melhores condições para a atração de voos e o aumento da conectividade. Ficamos muito satisfeitos em inaugurar essa nova ligação internacional no Aeroporto do Recife, que reforça as oportunidades de intercâmbio e contribui para o desenvolvimento da economia e do Turismo na região Nordeste”, destaca Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7760 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.