Inteligência Artificial se torna principal preocupação nos negócios no Brasil
Veja o que os empresários e executivos brasileiros apontaram em uma pesquisa da Allianz Commercial

A inteligência artificial (IA) ascendeu ao topo do ranking de riscos empresariais no Brasil, segundo um levantamento inédito da Allianz Commercial, a seguradora corporativa do Grupo Allianz. Pela primeira vez, a IA é apontada como a principal ameaça pelos executivos brasileiros, superando preocupações tradicionais como incidentes cibernéticos e mudanças regulatórias.
Embora a IA continue a ser vista como uma poderosa alavanca estratégica para os negócios, sua rápida evolução e adoção trouxeram à tona uma nova gama de riscos operacionais, legais e reputacionais. As empresas, em muitos casos, ainda lutam para estruturar uma governança sólida, acompanhar a regulação em constante mudança e preparar adequadamente suas equipes para lidar com os desafios impostos por essa nova tecnologia.
“Considerando a crescente importância da IA na sociedade e na indústria, não é surpreendente que ela seja o principal fator de variação no Allianz Risk Barometer. Além de trazer enormes oportunidades, seu potencial transformador, aliado à rápida evolução e adoção, está remodelando o cenário de riscos, tornando-se uma preocupação central para empresas”, destacou o CEO da Allianz Commercial, Thomas Lillelund.
Os 5 Maiores Riscos Empresariais no Brasil
O ranking da Allianz Commercial revela as principais preocupações dos empresários brasileiros:
- Inteligência Artificial (32%)
- Incidentes Cibernéticos (31%)
- Mudanças na Legislação e Regulamentação (28%)
- Mudanças Climáticas (27%)
- Catástrofes Naturais (21%)
O cenário atual exige que as empresas brasileiras adotem uma postura proativa na gestão dos riscos associados à inteligência artificial. A criação de políticas internas claras, o investimento em treinamento e a busca por soluções de governança são passos fundamentais para mitigar as ameaças e aproveitar ao máximo o potencial transformador da IA.