Mais brasileiros estão usando a IA para planejar viagens, aponta Google
Pesquisa mostra que 23% dos viajantes já utilizaram alguma ferramenta de IA para auxiliar em tarefas

O Google revela novos dados da pesquisa "Travel Using IA on Journey” sobre o uso de Inteligência Artificial em viagens.
- Os resultados, baseados em 1 mil viajantes conectados, mostram uma adoção significativa e crescente da tecnologia: 23% dos viajantes já utilizaram alguma ferramenta de IA para auxiliar na execução de tarefas durante suas viagens.
- Além disso, 11% dos entrevistados que ainda não usaram pretendem incorporar IA no planejamento de suas próximas jornadas.
- A utilidade percebida das ferramentas de IA é amplamente reconhecida, conforme indicado pela alta satisfação dos usuários. Um total de 62% dos entrevistados classificaram a tecnologia como "Muito útil" (48%) ou "Indispensável" (14%) em suas atividades de viagem.
- O perfil de quem usa a IA é ligeiramente feminino (52,2% mulheres) e predominantemente composto por adultos jovens. As faixas etárias de 25-34 anos (24,3%) e 35-44 anos (21,3%) representam as maiores parcelas de usuários.
- Os principais usos da IA entre os viajantes estão concentrados em "Dicas e Personalização", confirmando a busca por experiências sob medida, que é a principal aplicação, citada por 30% dos usuários que utilizam a tecnologia.
- A construção de roteiros aparece em segundo lugar, sendo um uso importante para 19% dos viajantes. Outros usos, empatados em 15%, incluem buscar inspiração, planejar custos e resolver problemas durante a viagem.
“A Inteligência Artificial está se tornando um componente vital em todas as fases da jornada de viagem. Desde a fase inicial de busca de inspiração até a organização de itinerários complexos, a tecnologia oferece valor tangível. A alta taxa de intenção de uso e os níveis de satisfação sinalizam que esta é uma área de rápida inovação e maturidade no mercado"
Daiane Dunka, Head da indústria de Viagens no Google
A pesquisa também destacou o aumento expressivo no uso do Gemini, uma das ferramentas de IA do Google, utilizado por 27% dos viajantes entrevistados que usaram alguma IA em suas viagens. Esse índice representa um aumento de 7 pontos percentuais em relação a maio, indicando a rápida aceitação da ferramenta.
O crescimento reforça a tendência de que a IA se estabelecerá como um facilitador central no processo de viagem.