Laura Enchioglo   |   03/07/2026 12:33

Sebrae e Embratur ampliam ações conjuntas de promoção internacional do Brasil

Com vigência até maio de 2027, iniciativa terá como novidade a Trilha de Internacionalização do DesBRava

Maicon Felipe / Sebrae
Embratur e Sebrae assinaram a ampliação da parceria
Embratur e Sebrae assinaram a ampliação da parceria

Mais de 1,2 mil pequenos negócios beneficiados, 101 experiências turísticas estruturadas para o mercado internacional, 305 destinos promovidos em feiras internacionais e campanhas que ajudaram a divulgar 98 destinos brasileiros. Os resultados alcançados pela parceria entre Sebrae e Embratur desde 2024 motivaram uma nova etapa da cooperação, formalizada nesta quinta-feira (2), em Brasília.

Com vigência até 31 de maio de 2027, a iniciativa terá como principal novidade a Trilha de Internacionalização da Plataforma DesBRava, que oferecerá uma jornada estruturada baseada no Plano Brasis, com certificação gratuita e percursos de aprendizagem voltados a empreendedores, empresas e gestores públicos.

A nova etapa da parceria também prevê a seleção de 50 novas experiências para integrar o Feel Brasil, iniciativa lançada pelo Sebrae e pela Embratur em abril de 2025 para funcionar como uma vitrine global com 101 experiências turísticas em 61 municípios brasileiros; campanhas internacionais voltadas à bioeconomia; novas press trips, viagens que levam jornalistas, influenciadores e formadores de opinião internacionais para vivenciar destinos brasileiros; famtours, iniciativa voltada à qualificação de operadores e agentes de viagens estrangeiros por meio da vivência direta nos destinos nacionais; participação em feiras internacionais e ações para fortalecer a comercialização dos destinos brasileiros.

Para o presidente do Sebrae, Rodrigo Soares, fortalecer a presença internacional dos pequenos negócios passa, antes de tudo, pela qualificação dos empreendedores. "Nenhuma oportunidade se transforma em resultado sem preparação. É por isso que o Sebrae se une à Embratur nesta iniciativa. Queremos que os micro e pequenos negócios do Turismo tenham acesso ao conhecimento, às ferramentas e às oportunidades necessárias para competir também no mercado internacional."

O presidente da Embratur, Bruno Reis, destacou que a renovação da parceria consolida uma estratégia construída de forma conjunta para fortalecer a competitividade do Turismo brasileiro.

"Os resultados que o Turismo brasileiro vem alcançando mostram que estratégia, governança e trabalho conjunto fazem a diferença. Essa parceria está ajudando a preparar os pequenos negócios para competir no mercado internacional e criando uma cultura de cooperação que fortalece toda a cadeia do Turismo brasileiro. Agora, nosso desafio é dar continuidade a esse trabalho para que mais empreendedores tenham acesso às oportunidades geradas pelo turismo internacional."

Bruno Reis, presidente da Embratur

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 5110 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.