Beatriz Contelli   |   10/07/2025 17:43

Fundtur-MS realiza Workshop de Gestão de Crise de Imagem no Turismo com especialistas

Capacitação focou em preparar profissionais para atuarem em situações que impactem a imagem dos destinos


Divulgação
Juliana Queiroz (gerente de marketing da Fundtur-MS), Bruno Wendling, Thais Medina e Thiago Akira
Juliana Queiroz (gerente de marketing da Fundtur-MS), Bruno Wendling, Thais Medina e Thiago Akira

A Fundtur-MS realizou na última terça-feira (9), na sede do Sebrae em Campo Grande, um Workshop de Gestão de Crise de Imagem no Turismo. A atividade reuniu colaboradores da Fundação e convidados de organizações públicas e privadas ligadas ao Turismo. O objetivo foi preparar os participantes para atuarem com segurança, clareza e estratégia diante de situações que possam comprometer a reputação dos destinos turísticos do Estado.

Conduzido por Thais Medina, CEO da Business Factory, e por Thiago Akira, consultor em marketing digital com foco no setor de viagens, o workshop foi desenvolvido sob medida para o contexto da Fundtur-MS. A programação incluiu conceitos teóricos, apresentação de cases nacionais e internacionais, além de atividades práticas com dinâmicas colaborativas e simulações de crise.

“A crise muitas vezes acontece de forma silenciosa. Por isso, precisamos estar preparados para reconhecê-la rapidamente e agir com responsabilidade, protegendo a imagem dos nossos destinos e a confiança do visitante. Este workshop marca a importância que a Fundação está dando para capacitar não apenas a equipe interna, mas também os profissionais do trade, para que saibam como agir diante de possíveis crises. Não se trata apenas de ser reativo, mas de desenvolver inteligência para antecipar cenários e responder com assertividade, contrapondo a desinformação com qualidade e responsabilidade. Momentos como esse são fundamentais para que o setor esteja mais preparado para lidar com situações que são recorrentes no turismo e, ao mesmo tempo, consiga preservar a reputação de um destino ou de um empreendimento da melhor maneira possível"

Diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling

Durante sua fala, Thais Medina destacou a relevância da comunicação na prevenção e no enfrentamento de situações críticas. “Crises de imagem não começam com o fato, mas sim com a percepção. E terminam, quase sempre, com a forma como reagimos. Gestão de crise é planejamento, empatia e agilidade. É sobre estar preparado antes que o problema ganhe proporções irreversíveis”, comentou.

Thiago Akira complementou o debate trazendo reflexões sobre o papel do marketing estratégico em momentos de vulnerabilidade: “Gestão de crise é também gestão de narrativa. Quando um destino se comunica com transparência e propósito, ele transforma um momento delicado em oportunidade de fortalecimento da marca. Estratégia é fundamental para responder com consistência e não apenas com velocidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados