SoulBeFly: fornecedores debatem como ser um bom vendedor e parceiro no setor
Affinity, Azul, Giga e Movida participaram de painel na 1ª convenção unificada da BeFly, em Curitiba

CURITIBA – A SoulBeFly, convenção de vendas unificada da BeFly, reuniu players de diferentes segmentos – Affinity, Movida, Azul e Giga – para discutir em um painel a relação com a holding, além de tendências de mercado e os caminhos para os próximos anos.
Ecossistema e parcerias estratégicas
Os representantes de cada empresa ressaltaram a importância da BeFly como parte de um ecossistema que conecta diferentes perfis de clientes e fornecedores.
- Jamyl Jarrus (Movida) destacou que a parceria estimula inovação e adaptações constantes no portfólio, do alto luxo a pacotes de entrada, além de reduzir atritos na experiência do passageiro corporativo;
- Alexandre Lança (Affinity) reforçou o papel da capacitação: “Treinamento é essencial para que o agente de viagens desmistifique o seguro viagem e mostre seu valor ao cliente”;
- Daniel Bicudo (Azul) defendeu maior integração tecnológica e promoções específicas por canal, aproveitando a diversidade da BeFly para ampliar a distribuição;
- Joel Rodrigues (Giga) enfatizou a parceria estratégica: “Não queremos ser apenas fornecedores, mas parceiros nacionais em todas as frentes”.
O que faz um bom vendedor?
Quando questionados pelo mediador, Sylvio Ferraz, da BeFly, sobre os diferenciais de vendas, os painelistas foram unânimes: conhecimento de produto e foco consultivo. Bicudo citou preço e quantidade como alavancas centrais, enquanto Jarrus reforçou que conhecer cada elo da cadeia traz rentabilidade.
Lança voltou a destacar a importância do domínio de informações e Rodrigues completou com a necessidade de entender a demanda do cliente para entregar soluções personalizadas.
Tecnologia, IA e distribuição
O tema da transformação digital e do NDC também esteve em pauta. Para Bicudo, da Azul, a inteligência artificial terá papel central na personalização de ofertas.
“Vender experiência será quase individual. Precisamos entender o B2B para estruturar produtos mais adaptados ao cliente final.”

Perspectivas de cada setor
- Locação de carros: Jamyl Jarrus apontou que o hábito de alugar veículos está cada vez mais incorporado na rotina do brasileiro e tende a crescer, com produtos mais adaptados a diferentes perfis.
- Seguro viagem: Alexandre Lança lembrou que a penetração cultural do seguro ainda é baixa no Brasil, mas que contar histórias reais e que o agente oferecer o produto no momento da compra inicial – e não no fim da viagem – é fundamental.
- Aviação: Daniel Bicudo detalhou o processo de reestruturação da Azul dentro do Chapter 11, com foco em hubs como Confins, Viracopos e Recife. Segundo ele, a malha está sendo adaptada para garantir rentabilidade e diversificação de produtos. “Estamos seguros de que sairemos do processo mais fortes e estruturados, com crescimento gradual e sustentável”, afirmou.
- Tecnologia para eventos: Joel Rodrigues contou que hoje a Giga tem proporcionado eventos híbridos, com realidade aumentada, realidade virtual, com a IA sendo algo fantástico que vem pra somar. E a parceria estratégica é fundamental para oferecer soluções tecnológicas que vão tornar o evento e a viagem inesquecíveis.
Turismo daqui a cinco anos
O painel concluiu que inovação, conhecimento e cooperação serão essenciais para o setor nos próximos anos. A personalização da experiência do cliente, o fortalecimento de parcerias estratégicas e a diversificação de canais de distribuição devem ditar o ritmo de transformação.
O Portal PANROTAS viaja a convite da BeFly