Especial para o Portal PANROTAS Fabíola Bemfeito   |   04/04/2019 07:31

Sensibilidade e vistos para brasileiros foram temas de Obama

Na sua opinião, só não fazia sentido, em um país com as dimensões do Brasil, ter somente São Paulo e Rio como centros emissores de vistos.

SEVILHA – O ex-presidente norte-americano, Barack Obama, foi o convidado especial do WTTC Global Summit 2019, cúpula global do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, que acontece até amanhã em Sevilha, na Espanha. E o Brasil esteve na sua fala em dois momentos. Em um deles, falou dos lugares que gostaria de ir e de cara citou destinos brasileiros.

Fabiola Bemfeito
Ex-presidente dos EUA participou do WTTC Global Summit 2019
Ex-presidente dos EUA participou do WTTC Global Summit 2019

No outro, ao dizer que é preciso ter sensibilidade e entender o mundo para governar um país, por mais poderoso que ele seja, usou o Brasil como exemplo. “Não se pode apenas impor regras. Os brasileiros, por exemplo, querem viajar para a Disney e para tantos outros destinos que gostam e querem conhecer nos Estados Unidos”, observa.

Na sua opinião, só não fazia sentido, em um país com as dimensões do Brasil, ter somente São Paulo e Rio como centros emissores de vistos. “Precisamos entender para pensar soluções. Criamos um time para repensar e agilizar o processo e várias medidas foram adotadas”, afirmou. Hoje há dez cidades, em quatro regiões, com centros de atendimento ao solicitante de visto.

Enquanto presidente, Obama contou para a plateia que uma decisão que tomou foi buscar visitar destinos com culturas diferentes. Entendeu que parte da diplomacia é justamente mostrar a outros países que nós os reconhecemos. Apreciamos suas culturas. “Todos querem ser compreendidos e vistos. Acabam se abrindo mais para você”.

“E nós também aprendemos. Com a África por exemplo, e isso tem a ver com viagens, a forma como eles se relacionam e preservam a vida selvagem proporciona ao visitante uma experiência completamente diferente ao que estamos acostumados”, conclui.

VIAGENS MARCANTES E SEU LUGAR NO MUNDO

O ex-presidente norte-americano também citou algumas das viagens mais marcantes de sua vida. Disse que, de um modo geral, curtiu mais as viagens que pode compartilhar com as filhas Malia e Natasha. Uma delas, para uma reunião do G20, visitou a Rússia, a Itália e se encontrou com o papa. Na sua opinião, “viagens que permitiram ver o senso de descoberta nos olhos das filhas foram sempre as mais emocionantes”.

Falou ainda de uma ida ao Quênia – a primeira dama do país estava na plateia e ele interrompeu a fala para saudá-la. “Foi com 20 e poucos anos, logo após a perda do meu pai. Queria conhecer mais sobre as minhas origens e sobre a terra de onde ele veio”, contou. Também lembrou uma ida a Espanha, a primeira vez na Europa como mochileiro, em que viajou de ônibus, durante toda a noite, entre Madri e Barcelona.

"Me lembro de andar em direção às Ramblas com o sol nascendo. Essas viagens quando ainda somos jovens são memoráveis. É quando você descobre seu lugar no mundo”.

O WTTC Global Summit 2019 segue até amanhã em Sevilha. A PANROTAS é o media partner brasileiro do evento.

*O Portal PANROTAS viaja a convite do WTTC Global Summit 2019


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS