Danilo Teixeira Alves   |   13/07/2019 18:07

Especialistas debatem o Turismo social em seminário da CNC

Cerca de 15 especialistas, além de autoridades e mais de 200 convidados se reuniram, no último dia 4, para debater o Turismo social e responsável

Cerca de 15 especialistas, além de autoridades e mais de 200 convidados se reuniram, no último dia 4, para debater o Turismo social e responsável, durante seminário realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), no Rio de Janeiro.

Divulgação
O diretor da CNC, Alexandre Sampaio, que está à frente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur)
O diretor da CNC, Alexandre Sampaio, que está à frente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur)

Na abertura do evento, autoridades destacaram a importância do tema para o desenvolvimento do setor no País. O diretor da CNC, Alexandre Sampaio, que está à frente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, destacou o trabalho do Sesc, pioneiro nas atividades de Turismo Social no Brasil e a importância da modalidade, que é uma porta de entrada para inclusão de todas as camadas sociais na prática da atividade turística.

Representando o diretor geral do Serviço Social do Comércio (Sesc), Carlos Artexes, o gerente de Lazer do Sesc Nacional, Anderson Dalbone, agradeceu a participação dos colaboradores do Sesc que trabalham com Turismo social em todo o País. “Conceber e realizar iniciativas que geram o desenvolvimento humano, social e econômico por meio do Turismo tem pautado nossa atuação, que vai de acordo com a finalidade do Sesc de contribuir para a qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores do comércio de bens serviços e turismo, seus dependentes e sociedade”, destacou Dalbone.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, que na ocasião representou o presidente da Fecomércio-RJ e vice-presidente da Confederação, Antonio Florencio de Queiroz Júnior, afirmou que o setor é uma forma de promover maior participação e sustentabilidade no setor. “O Turismo Social, para nós, proporciona que as pessoas descubram o Brasil diariamente. Tem o poder de transformar vidas e gerar sonhos por meio da geração de renda e emprego”, defendeu ele.

O secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite, participou do evento e destacou na sua fala um trecho do código de ética do turismo mundial, que afirma que “o turismo é um espaço de desenvolvimento social e coletivo e é para todos”. Para Leite, eventos como o seminário possibilitam conhecer boas práticas e experiências que podem ser adaptadas e reproduzidas. “Vamos trabalhar e arregaçar as mangas. Cito o que diz nosso governador Wilson Witzel: o Turismo será o novo petróleo para o Estado do Rio”.

PAINEL DE POLÍTICAS PÚBLICAS

No Brasil uma parcela grande da sociedade brasileira não viaja regularmente, nem mesmo em férias, por motivos diversos. Como as políticas públicas podem ampliar o universo de viajantes e como a promoção do turismo social pode ajudar no crescimento das viagens domésticas? Para trazer luz a essas questões, foram debatidos desafios e propostas para uma política pública de turismo social durante o seminário.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo Brasileiro do MTur, Aluizer Malab Barbosa do Nascimento, apresentou os principais pontos do documento que aponta o turismo social como uma forma transversal de trabalhar a atividade turística, contribuindo para ampliar o acesso das pessoas ao Turismo. "O social é a forma que promove a inserção de todos, proporcionando qualidade de vida e exercício da cidadania”, afirmou. Segundo ele, as diretrizes vão nortear ações e fazer convergir políticas no sentido de promover um Turismo de todos para todos.

“Hoje 60 milhões de brasileiros viajam pelo Brasil, e temos um potencial enorme de crescimento, já que o Turismo é um direito de todos e gera a oportunidade de integrar comunidades locais à cadeia produtiva do setor e, deste modo, obter os benefícios sociais e econômicos que a atividade proporciona”, destacou Malab.

Tópicos relacionados