Thelma Lavagnoli   |   29/07/2019 15:45   |   Atualizada em 01/08/2019 15:38

Veja o que rolou no fórum sobre a vivência do viajante negro

Fórum O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo foi realizado em duas cidades brasileiras, São Paulo e Salvador, com transmissão ao vivo; assista!


Filip Calixto
Equipe da TI Comunicações, que organizou o evento
Equipe da TI Comunicações, que organizou o evento
Com foco em debater a vivência do viajante negro, o órgão oficial do Turismo da África do Sul, representado na América do Sul pela TI Comunicações, promoveu o fórum "O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo”. Ele foi realizado em São Paulo e em Salvador, nos dias 23 e 25 de julho respectivamente, e ambos foram transmitidos ao vivo pela página oficial da África do Sul.

Foram mais de dez convidados para palestrar, entre eles nomes como Nataly Neri (youtuber do canal Afros e Afins), Kauê Silveira (do Hypeness) e Diego Mouro (Artista Visual e Muralista) e as duas edições tiveram curadoria da turismóloga Thainá Santos. "Eu queria ver uma plateia preta e foi o que aconteceu aqui, pessoas negras falando sobre Turismo. Nossa estrutura hoje em sociedade não permite que algumas pessoas acessem certos lugares, sobretudo ter oportunidade de viajar. É legal, mesmo para quem nunca viajou, pensar em começar a viajar, e por que não começar pela África do Sul?", explica.

O fio condutor dos debates é a vivência dos turistas negros em relação ao racismo, acesso e experiências, além de iniciativas que visam promover a negritude tanto como público consumidor quanto fornecedor na indústria. A rodada de conversas levantou ainda questões sobre as possibilidades de reconexão dos afro-brasileiros com o continente africano através do turismo, ampliando perspectivas e despertando novos vínculos.

Assista às duas edições do Fórum nos players abaixo:





Tópicos relacionados