Danilo Teixeira Alves   |   19/10/2019 20:48
Atualizada em 20/10/2019 13:01

Brazil Travel Market assina com Fortaleza até 2022

A malha aérea foi mesmo o principal fator que levou Claudio Junior, Bruno e Breno Mesquita, os organizadores da JPA Travel Market. Leia mais

João Pessoa (PB) - A malha aérea foi mesmo o principal fator que levou Claudio Junior, Bruno e Breno Mesquita, os organizadores da JPA Travel Market, a deixar a Paraíba e seguir com a feira para Fortaleza. Segundo eles, o crescimento do evento - que agora se chama Brazil Travel Market - está condicionado à saída de João Pessoa, já que sua atual oferta de voos e de leitos não comportou o aumento de participantes de um dos principais eventos do Nordeste.


Filip Calixto
Arialdo Pinho, secretário de Turismo de Fortaleza, com Breno Mesquita, Claudio Junior e Bruno Mesquita, sócios e organizadores da Brazil Travel Market
Arialdo Pinho, secretário de Turismo de Fortaleza, com Breno Mesquita, Claudio Junior e Bruno Mesquita, sócios e organizadores da Brazil Travel Market

"O nosso foco maior está na internacionalização. João Pessoa só recebe um voo internacional por semana, que é para a Argentina. Como vamos trazer mais estrangeiros com esse voo? Fortaleza é o hub da Gol, Air France-KLM, conta com voos da Air Europa e está em negociação com outras empresas. Agradecemos muito a todo o trade paraibano que nos apoiou nestes nove anos, mas a mudança foi necessária", disse Claudio Junior.

Segundo os organizadores, as negociações começaram em novembro do ano passado, durante a WTM Londres. No passado, outros dois Estados (que eles optaram não revelar quais) já tinham feito uma proposta semelhante. "Antes queriam tornar a feira itinerante, assim como era a Abav no passado", afirmou Breno.

Eles revelaram ainda que incentivos fiscais ajudaram na mudança, mas não entraram em detalhes. O que de fato tem até agora é que há um contrato de realização da Brazil Travel Market pelos próximos três anos em Fortaleza. As datas previstas para a realização dos encontros são, dias 23 e 24 de outubro, em 2020; 29 e 30, em 2021; e 21 e 22, em 2022.

Mas isto não está batido, já que Claudio revelou que há uma pesquisa em andamento para entender se os expositores preferem ter um dia a mais na programação da feira. "Para captar o estrangeiro, entendemos que três dias pode ser uma excelente saída. Mas queremos ouvir nossos parceiros e saber se eles acham isso também", afirmou Junior.

CONCORRE COM ABAV E WTM?
Claudio disse que a internacionalização da feira começou a se tornar necessária quando o número de expositores do Brasil começou a cair, em razão da crise financeira que assolou o País nos últimos anos. No entanto, ele ressalta que foi a presença do fornecedores brasileiros que fizeram a Brazil Travel Market chegar a sua nona edição.

Questionados se a intenção seria concorrer com feiras como Abav Expo e WTM, os sócios e organizadores disseram apenas que querem estar no top 3 das feiras de Turismo no Brasil. "Pregamos pela qualidade, e não pela quantidade. Muitas feiras divulgam que receberam dez ou 15 mil visitantes, mas contabilizam todas as entradas de uma única pessoa. A gente conta pelo CPF. Ou seja, você pode entrar e sair aqui que contaremos apenas como um visitante", disse Breno.

O Portal PANROTAS viaja a convite da JPA Travel Market

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS