Victor Fernandes   |   01/06/2022 16:29
Atualizada em 01/06/2022 16:32

Festuris 2022 pode ser a maior edição do evento

A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019, última edição antes da pandemia

Divulgação
A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019, última edição antes da pandemia
A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019, última edição antes da pandemia
Mesmo cinco meses antes da sua 34ª edição, que acontece de 3 a 6 de novembro, o Festuris Gramado vem registrando números históricos na comparação com suas maiores edições. A feira de negócios turísticos está inclusive expandindo sua área de exposição dentro dos pavilhões do Serra Park para atender a crescente demanda do mercado. A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019 – última edição antes da pandemia –, podendo ser a maior edição de todos os tempos do evento.

De acordo com os organizadores, o volume atual de vendas para exposição no Festuris deve ser comemorado. "A demanda está muito alta, tanto que estamos ampliando a feira para ter novos locais de vendas que hoje não existem. Marcas que não participaram das últimas edições estão retornando para a feira de modo geral, incluindo companhias aéreas, destinos internacionais e outras marcas do Turismo brasileiro", destacou o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

Enquanto o Turismo internacional ainda retoma em ritmo mais leve, o reaquecimento do mercado brasileiro é puxado pelo Turismo doméstico. Entre os expositores confirmados no Festuris até o momento, nota-se o surgimento de novos destinos que buscam promover suas belezas e atrativos ao trade.

"Quem pregou que feiras presenciais iriam acabar estava muito enganado. O ser humano vai levar muitas gerações para se robotizar. Se as tecnologias favorecem o trabalho, existe uma tendência muito grande para as pessoas se reaproximarem, maior do que tinha antes. A tendência é que tenhamos muitos eventos daqui para frente e o crescimento das feiras que possuem um formato diferenciado", projetou a CEO do Festuris, Marta Rossi.

EXPERIÊNCIAS E NETWORKING

Diante do crescimento da feira neste ano, a ampliação também se dará no sentido de reposicionar alguns segmentos, a exemplo do Espaço Luxury, que estará em uma área maior e ampliará também a presença de buyers e expositores de diferentes procedências. Além disso, layouts estão sendo repaginados, trazendo estilos de espaços adaptados à nova economia.

Em paralelo a isso, a aposta do evento será em mais experiências dentro da feira, networking qualificado entre os participantes e conteúdo por meio de mentorias e capacitações, além de mais uma edição do Meeting Festuris, que acontece nas manhãs da feira.

"Hoje os eventos não podem acontecer apenas para buscar informações e fortalecer o relacionamento, mas, sim, para poder ter experiências e vivências relacionadas aos destinos e produtos que estão sendo apresentados. Nesse ponto, provocamos inclusive que os expositores se apresentem de uma forma diferente explorando a criatividade", sugere Zorzanello.

SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE

As pautas da sustentabilidade e da pluralidade integram o Festuris também. A propagação dessas práticas e conceitos acontece principalmente por meio de dois espaços segmentados, o Green Experience e o LGBT+. Além disso, a feira busca realizar ações efetivas e desempenhar um importante papel de levar conteúdo ao trade por meio do Meeting Festuris.

"Muito antes deste assunto virar moda, o Festuris já era plural e sustentável. E isso faz com que o evento provoque o engajamento de todo o setor. Fomos precursores enquanto Turismo e agora estamos estimulando para que o nosso expositor se preocupe com o aspecto criativo. O estande não precisa ser o mais bonito, mas o mais criativo e o mais sustentável. Nós estamos puxando a fila, agora as marcas e destinos precisam aderir a essa cultura", reforçou Marta.

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