Victor Fernandes   |   01/06/2022 16:29
Atualizada em 01/06/2022 16:32

Festuris 2022 pode ser a maior edição do evento

A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019, última edição antes da pandemia

Divulgação
A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019, última edição antes da pandemia
A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019, última edição antes da pandemia
Mesmo cinco meses antes da sua 34ª edição, que acontece de 3 a 6 de novembro, o Festuris Gramado vem registrando números históricos na comparação com suas maiores edições. A feira de negócios turísticos está inclusive expandindo sua área de exposição dentro dos pavilhões do Serra Park para atender a crescente demanda do mercado. A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019 – última edição antes da pandemia –, podendo ser a maior edição de todos os tempos do evento.

De acordo com os organizadores, o volume atual de vendas para exposição no Festuris deve ser comemorado. "A demanda está muito alta, tanto que estamos ampliando a feira para ter novos locais de vendas que hoje não existem. Marcas que não participaram das últimas edições estão retornando para a feira de modo geral, incluindo companhias aéreas, destinos internacionais e outras marcas do Turismo brasileiro", destacou o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

Enquanto o Turismo internacional ainda retoma em ritmo mais leve, o reaquecimento do mercado brasileiro é puxado pelo Turismo doméstico. Entre os expositores confirmados no Festuris até o momento, nota-se o surgimento de novos destinos que buscam promover suas belezas e atrativos ao trade.

"Quem pregou que feiras presenciais iriam acabar estava muito enganado. O ser humano vai levar muitas gerações para se robotizar. Se as tecnologias favorecem o trabalho, existe uma tendência muito grande para as pessoas se reaproximarem, maior do que tinha antes. A tendência é que tenhamos muitos eventos daqui para frente e o crescimento das feiras que possuem um formato diferenciado", projetou a CEO do Festuris, Marta Rossi.

EXPERIÊNCIAS E NETWORKING

Diante do crescimento da feira neste ano, a ampliação também se dará no sentido de reposicionar alguns segmentos, a exemplo do Espaço Luxury, que estará em uma área maior e ampliará também a presença de buyers e expositores de diferentes procedências. Além disso, layouts estão sendo repaginados, trazendo estilos de espaços adaptados à nova economia.

Em paralelo a isso, a aposta do evento será em mais experiências dentro da feira, networking qualificado entre os participantes e conteúdo por meio de mentorias e capacitações, além de mais uma edição do Meeting Festuris, que acontece nas manhãs da feira.

"Hoje os eventos não podem acontecer apenas para buscar informações e fortalecer o relacionamento, mas, sim, para poder ter experiências e vivências relacionadas aos destinos e produtos que estão sendo apresentados. Nesse ponto, provocamos inclusive que os expositores se apresentem de uma forma diferente explorando a criatividade", sugere Zorzanello.

SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE

As pautas da sustentabilidade e da pluralidade integram o Festuris também. A propagação dessas práticas e conceitos acontece principalmente por meio de dois espaços segmentados, o Green Experience e o LGBT+. Além disso, a feira busca realizar ações efetivas e desempenhar um importante papel de levar conteúdo ao trade por meio do Meeting Festuris.

"Muito antes deste assunto virar moda, o Festuris já era plural e sustentável. E isso faz com que o evento provoque o engajamento de todo o setor. Fomos precursores enquanto Turismo e agora estamos estimulando para que o nosso expositor se preocupe com o aspecto criativo. O estande não precisa ser o mais bonito, mas o mais criativo e o mais sustentável. Nós estamos puxando a fila, agora as marcas e destinos precisam aderir a essa cultura", reforçou Marta.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS