Embratur promove destinos brasileiros na IFTM Top Resa 2025
Delegação brasileira aposta em novos voos, afroturismo, gastronomia e diversidade cultural

A Embratur, em parceria com o Sebrae, participa da IFTM Top Resa, em Paris, que começa nesta terça-feira (23). A principal feira de Turismo da França e uma das maiores da Europa, vai até quinta-feira (25), reúne os grandes players da indústria global e é considerada estratégica para a ampliação dos negócios e da promoção dos destinos.
A Embratur colabora com 21 coexpositores, entre representantes de secretarias e entidades estaduais e municipais de Turismo (Amazonas, Bahia, Ceará, Foz do Iguaçu, Maricá, Minas Gerais, São Luís e São Paulo), além de organizações como Visit Rio e Visite Rio Grande do Norte. Também participam operadores receptivos, além de redes hoteleiras, bem como as companhias Azul, Latam e \yap.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo evidenciou que “a França é hoje um dos mercados que mais cresce e estar na IFTM Top Resa e ativando outras ferramentas de promoção na França é reafirmar ao mundo que o Brasil é diverso, acolhedor e sustentável”. Para ele, “estamos vivendo um momento único para o turismo brasileiro”.
Na ocasião, o Brasil apresentará ao público francês o projeto Feel Brasil desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae. O portfólio reúne 101 experiências turísticas criadas por quem vive o país no dia a dia, sendo 91% delas lideradas por micro e pequenos empreendedores e 59% com protagonismo feminino.
Instalado no pavilhão 1 do Porte de Versailles, com 168 m², o estande brasileiro inclui em sua programação um cortejo simbólico da Lavage de La Madeleine, maior celebração afro-brasileira em Paris, além de cooking shows que apresentam a gastronomia de matriz africana.
Brasil Travel Specialist
Uma das novidades da participação brasileira é o lançamento da versão em francês da plataforma Brasil Travel Specialist (BTS). Desenvolvida pela Embratur, a ferramenta capacita agentes e operadores internacionais com informações técnicas, conteúdos multimídia e materiais de divulgação para facilitar a venda e a montagem de roteiros no Brasil.
A participação brasileira na IFTM acontece em um momento de forte expansão internacional. A França é destaque neste cenário. De janeiro a agosto, desembarcaram no Brasil 198.182 franceses, o que representa um crescimento de 28,6% a mais que nos primeiros oito meses do ano anterior. A programação do Ano Cultural Brasil-França amplia ainda mais essa conexão, com mais de 300 ações previstas nos dois territórios.