Paraná recebe mais de 764 mil turistas estrangeiros até agosto de 2025
Aumento foi de 23% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 621.705 viajantes

O Paraná recebeu, entre janeiro a agosto deste ano, 764.638 turistas internacionais, um aumento de 22,9% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 621.705 viajantes estrangeiros em municípios paranaenses.
Com o acumulado dos oito primeiros meses, o Estado se mantém como quarto maior portão de entradas internacionais no Brasil em 2025, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. De janeiro a agosto, representa cerca de 11% do volume total de chegadas de turistas internacionais ao país, que registra até o momento 6,52 milhões de viajantes.
Apenas no mês de agosto, o Paraná registrou 53,9 mil chegadas de turistas estrangeiros, alta de 12% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 48,1 mil.
Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção do Turismo estadual, o movimento pode ser percebido na economia e no comércio. “As pessoas estão comentando, percebendo e ficando com vontade de visitar o Paraná, justamente porque o destino tem se mostrado atrativo, com variedade e qualidade de serviços”, disse.
“O movimento desses turistas estrangeiros pode ser observado na economia cotidiana, porque são visitantes que movimentam o mercado estadual com moeda estrangeira. O que nós esperamos é que o Paraná siga na em alta, crescendo e, acima de tudo, se mantendo como um dos principais destinos de estrangeiros no Brasil”
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná
“Esse movimento em nossos municípios significa mais serviços, vagas de emprego, demanda por mão de obra, busca por qualificação e impacto direto na economia dos territórios paranaenses. É justamente para atender esse crescimento no turismo do Paraná que estamos atuando cada vez mais perto dos empresários do setor e das IGRs, focando na construção de territórios do Turismo”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Origem e acesso
Entre janeiro e agosto deste ano, os turistas de países vizinhos foram os que mais visitaram o Paraná. O Paraguai enviou 298,1 mil viajantes (38,9%), seguido pela Argentina, com mais de 290,9 mil turistas (38%). Na sequência aparecem os Estados Unidos, com 20,5 mil (2,6%); Chile, com 16,3 mil (2,1%); Reino Unido, com 10,7 mil (1,4%); Uruguai, com 10,1 mil (1,3%); e Alemanha, com 9,7 mil turistas (1,2%).
A maioria das entradas foi por via terrestre, com mais de 733,3 mil pessoas (95,9%). Também foram registradas 28,2 mil chegadas por via aérea e três mil por via marítima.