ExpoSKI 2025 reúne destinos e empresas de Turismo de neve em São Paulo; veja novidades
Evento reúne cerca de 50 fornecedores para apresentar ofertas no segmento a buyers do Brasil
São Paulo recebe, nesta segunda (8) e terça-feira (9), a quarta edição da ExpoSKI, evento dedicado ao mercado brasileiro de esqui na neve que acontece na sede do Clube Athletico Paulistano. Líderes e especialistas do trade de Turismo de neve no Brasil participam do evento que começou hoje pela manhã.
Ao todo, cerca de 50 marcas, destinos e serviços estão reunidos para destacar todas as novidades para buyers do Brasil e da América Latina especializados no segmento, que vem numa crescente ano a ano.
O evento é aberto a profissionais que desejam conhecer fornecedores internacionais ou interessados em participar dos workshops de capacitação para a venda de destinos aptos à prática do esqui. A feira é formatada no modelo de rodadas de negócios, com reuniões rápidas, com duração máxima de 15 minutos.
Confira o que expositores estão apresentando às agências abaixo:
Andorra Tourisme

Já há alguns anos presente na ExpoSKI, o Turismo de Andorra destaca um crescimento de brasileiros na busca do destino para passar a temporada de inverno. Segundo Jordi Haro, da Andorra Tourisme, a procura é muito impulsionada pelas qualidades da região, que mistura o Turismo de esportes, como esqui e snowboard, com atividades de aventura, gastronomia com direito a estrela Michelin e muito mais.
Além disso, a proximidade com Barcelona, destino queridinho dos brasileiros. "Andorra não possui aeroporto e o mais próximo é justamente o de Barcelona. Então o cliente brasileiro consegue combinar os dois destinos e isso gera muita atenção para o destino, que é muito voltado para o Turismo", aponta Jordi.
Brand USA

Ingrid dos Santos, do Brand USA, está presente na feira destacando as estações menos conhecidas pelo público brasileiro nos Estados Unidos. Segundo a executiva, 90% das estações de esqui do País não são conhecidas pelos brasileiros e a expectativa é que a proximidade com as agências de viagens especializadas mudem esses dados.
"Texas e Tennessee são alguns estados que possuem estações de esqui apropriadas para o público internacional e ainda estão fora do radar dos brasileiros. Virginia, que está a 40 minutos de Washington D.C., também é uma opção fora do óbvio. Além disso, diversas regiões podem fazer um mix de para diferentes tipos de públicos: a Califórnia, apesar de ser muito conhecida pelo esqui, também é uma opção para combinar com viagens para degustação de vinhos, por exemplo, e o Tennessee pode apresentar uma mistura com música country", apontou Ingrid.
Delta Air Lines

A Delta Airlines está presente na ExpoSKI apresentando sua oferta para destinos de neve. Uma novidade é o novo de Lima para Salt Lake City, no estado de Utah (EUA). Segundo Cesar Ciconet, sales account executive da Delta, as agências tem procurado a nova operação pela boa conectividade que o Brasil possui com Lima, com voos partindo de diversas capitais.
Além disso, outra novidade é a mudança de aeronave em voos partindo de Los Angeles (LAX) e Atlanta (ATL) para Aspen, no Colorado.
A companhia deixará de voar com CRJ-700 e passará a voar com E175, passando para uma aeronave de porte médio. "Com a mudança, nós aumentamos a oferta de assentos para o destino e temos uma conectividade e capacidade para uma demanda ainda mais alta", aponta Cesar.
Neuquén

Neuquén está na ExpoSKI para reforçar sua posição como polo de esportes de inverno da Argentina. A região concentra diversas estações de esqui, como o Cerro Bayo (Villa La Angostura), o Lago Hermoso Esqui Resort (San Martín de los Andes), o Cerro Chapelco (San Martín de los Andes) e o Caviahue Ski Resort (Caviahue).
Roich Oriolo, do Lago Hermoso Ski Resort e da Neuquentur, destaca que a estação já está com o tarifário confirmado, em dólares, para a próxima temporada, e que o aeroporto de Chapeco, o mais próximo da estação e destaque no estado, está passando por aprimorações, inclusive com expectativa para receber voos diretos do Brasil.
Queensberry

Primeira vez na ExpoSKI, a Queensberry está destacando aos buyers presentes seu novo produto Férias na Neve, que promove uma imersão do passageiro nos destinos nevados.
“Vai muito além do esqui, é uma experiência literalmente na neve que pode ser feita também por não-esquiadores. Temos esse diferencial com um roteiro pronto e trabalhando com todos os destinos de neve, seja nas Américas, seja na Europa”, destaca Amanda Zeni, gerente de atendimento da Queensberry e especialista em Turismo de neve.
A operadora ainda está investindo em um time dedicado. Ao lado de Amanda, Beatriz Zafra é consultora de viagens dedicada ao departamento de esqui.
Teresa Perez

A Teresa Perez está presente mais uma vez na ExpoSKI para estreitar a relação com agências de viagens dedicadas ao segmento. Segundo Hellen Medeiros, coordenadora do departamento de esqui, o grupo vem se especializado cada vez no Turismo de neve, trabalhando com a capacitação de consultores para que se tornem especialistas e entreguem um atendimento mais aprimorado.
Na feira, Hellen também mediou um workshop para buyers conhecerem destinos fora do óbvio, principalmente com uma demanda alta para o ano que vem, impulsionada pela Olimpíada de Inverno, realizada em Milão e Cortina d'Ampezzo, na Itália.
"Com as Olimpíadas de Inverno Milano-Cortina em 2026 e muitos feriados a gente está reforçando para as agências a importância de antecipar reservas. A demanda vai ficar muito alta e por isso também indicamos destinos fora do óbvio para que os passageiros não tenham problemas. Um deles é Andorra, que é um destino que merece ser lembrado e que tem uma satisfação alta de passageiros que vão para lá. As Dolomitas na Itália também devem ser uma tendência, por conta das Olimpíadas. O Japão está se destacando nos últimos anos e o Canadá é um destino que surge como alternativa para quem tem problemas com visto norte-americano ou quer conhecer estações diferentes na América do Norte", aponta Hellen.