Da Redação   |   08/10/2025 13:58
Atualizada em 08/10/2025 14:10

Autoridades destacam avanços, recordes e desafios do setor na abertura da Abav Expo 2025

Reunindo mais de duas mil marcas, feira sediada no Riocentro, no Rio de Janeiro, segue até sexta (10)

PANROTAS / Emerson Souza
Autoridades na cerimônia de abertura da Abav Expo 2025
Autoridades na cerimônia de abertura da Abav Expo 2025

RIO DE JANEIRO - A Abav Expo 2025 está oficialmente inaugurada. Além da presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, que foi a primeira a subir ao palco da cerimônia de abertura, nesta quarta-feira (8), para destacar o momento do agenciamento em meio aos seus desafios, outras autoridades do setor também destacaram os mais diversos avanços que tivemos até aqui neste ano de 2025.

Entre eles, o recorde de 7 milhões que batemos no recebimento de turistas estrangeiros, destacado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Segundo ele, o resultado é o caminho para superar a previsão inicial de 8 milhões apenas em 2027, fruto de um esforço conjunto entre a Embratur, municípios e o governo federal.

PANROTAS / Emerson Souza
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

“Chegamos aos 7 milhões de visitantes internacionais. Eu queria que a equipe da Embratur se levantasse porque ninguém trabalha sozinho. Esse número é resultado de um trabalho em equipe e, se chegamos a esse número, é porque o Brasil voltou a ser o país do diálogo. Cada município conseguiu dialogar colocando o Turismo e o povo brasileiro acima de qualquer diferença política. Nada mais simbólico do que celebrarmos essa marca aqui na Abav. E o Turismo não pode ser visto como um lugar secundário para a política. A previsão era que chegaríamos a 8 milhões de visitantes estrangeiros em 2027, mas conseguimos alcançar 7 milhões em setembro deste ano. Nossa responsabilidade é manter esse número como uma tendência e que, a cada Abav, tenhamos novas conquistas"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

De acordo com Marina Marinho, presidente do Fornatur, o número reflete não apenas o crescimento do setor, mas também o fortalecimento da imagem do País no Exterior, combinando diversidade cultural, sustentabilidade e hospitalidade. Ela destacou ainda a importância de continuar investindo em infraestrutura e conectividade, ao mesmo tempo em que promovem lideranças femininas no setor.

PANROTAS / Emerson Souza
Marina Marinho, presidente do Fornatur
Marina Marinho, presidente do Fornatur

“Hoje é um dia de celebrar conquistas e olhar com responsabilidade para os próximos passos. Sete milhões de visitantes internacionais escolheram nosso País como seu destino e esse número não é apenas uma estatística. É o retrato de um Brasil que voltou a ser visto com encantamento e credibilidade, influenciado por um trabalho sério que reafirma nossa pluralidade, nossa cultura, nossa sustentabilidade e a hospitalidade do nosso povo. E quero dizer ainda que minha presidência no Fornatur carrega um significado especial por eu ser a terceira mulher a ocupar esse cargo. O meu compromisso é dar visibilidade às mulheres que movem o Turismo, que empreendem e transformam seus territórios. O Turismo é majoritariamente feito por mulheres e é hora dessa presença se refletir nos espaços de decisões. Não há futuro para o Turismo sem que as mulheres ocupem e liderem o setor"

Marina Marinho, presidente do Fornatur
PANROTAS / Emerson Souza
Ítalo Mendes, presidente da Anseditur
Ítalo Mendes, presidente da Anseditur

Ítalo Mendes, presidente da Anseditur, também celebrou o recorde de turistas. "Nunca se falou tanto em sustentabilidade e em inclusão. Nunca se falou tanto em responsabilidade no Turismo e sairemos dessa Abav com ainda mais responsabilidade, olhando para o público LGBT, para as mulheres, para crianças e adolescentes. Nós precisamos proteger os nossos públicos vulneráveis no Turismo e cada um de nós tem um papel relevante nisso".

"Celebramos aqui os sete milhões de turistas internacionais. Nunca se falou tanto em sustentabilidade e em inclusão. Nunca se falou tanto em responsabilidade no Turismo e sairemos dessa Abav com ainda mais responsabilidade, olhando para o público LGBT, para as mulheres, para crianças e adolescentes. Nós precisamos proteger os nossos públicos vulneráveis no Turismo e cada um de nós tem um papel relevante nisso"

Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo
PANROTAS / Emerson Souza
Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo
Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo

Plantão Abav Expo 2025

Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.

Colaboraram Beatriz Contelli, Karina Cedeño e Laura Enchioglo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11170 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS