Autoridades destacam avanços, recordes e desafios do setor na abertura da Abav Expo 2025
Reunindo mais de duas mil marcas, feira sediada no Riocentro, no Rio de Janeiro, segue até sexta (10)

RIO DE JANEIRO - A Abav Expo 2025 está oficialmente inaugurada. Além da presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, que foi a primeira a subir ao palco da cerimônia de abertura, nesta quarta-feira (8), para destacar o momento do agenciamento em meio aos seus desafios, outras autoridades do setor também destacaram os mais diversos avanços que tivemos até aqui neste ano de 2025.
Entre eles, o recorde de 7 milhões que batemos no recebimento de turistas estrangeiros, destacado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Segundo ele, o resultado é o caminho para superar a previsão inicial de 8 milhões apenas em 2027, fruto de um esforço conjunto entre a Embratur, municípios e o governo federal.

“Chegamos aos 7 milhões de visitantes internacionais. Eu queria que a equipe da Embratur se levantasse porque ninguém trabalha sozinho. Esse número é resultado de um trabalho em equipe e, se chegamos a esse número, é porque o Brasil voltou a ser o país do diálogo. Cada município conseguiu dialogar colocando o Turismo e o povo brasileiro acima de qualquer diferença política. Nada mais simbólico do que celebrarmos essa marca aqui na Abav. E o Turismo não pode ser visto como um lugar secundário para a política. A previsão era que chegaríamos a 8 milhões de visitantes estrangeiros em 2027, mas conseguimos alcançar 7 milhões em setembro deste ano. Nossa responsabilidade é manter esse número como uma tendência e que, a cada Abav, tenhamos novas conquistas"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
De acordo com Marina Marinho, presidente do Fornatur, o número reflete não apenas o crescimento do setor, mas também o fortalecimento da imagem do País no Exterior, combinando diversidade cultural, sustentabilidade e hospitalidade. Ela destacou ainda a importância de continuar investindo em infraestrutura e conectividade, ao mesmo tempo em que promovem lideranças femininas no setor.

“Hoje é um dia de celebrar conquistas e olhar com responsabilidade para os próximos passos. Sete milhões de visitantes internacionais escolheram nosso País como seu destino e esse número não é apenas uma estatística. É o retrato de um Brasil que voltou a ser visto com encantamento e credibilidade, influenciado por um trabalho sério que reafirma nossa pluralidade, nossa cultura, nossa sustentabilidade e a hospitalidade do nosso povo. E quero dizer ainda que minha presidência no Fornatur carrega um significado especial por eu ser a terceira mulher a ocupar esse cargo. O meu compromisso é dar visibilidade às mulheres que movem o Turismo, que empreendem e transformam seus territórios. O Turismo é majoritariamente feito por mulheres e é hora dessa presença se refletir nos espaços de decisões. Não há futuro para o Turismo sem que as mulheres ocupem e liderem o setor"
Marina Marinho, presidente do Fornatur

Ítalo Mendes, presidente da Anseditur, também celebrou o recorde de turistas. "Nunca se falou tanto em sustentabilidade e em inclusão. Nunca se falou tanto em responsabilidade no Turismo e sairemos dessa Abav com ainda mais responsabilidade, olhando para o público LGBT, para as mulheres, para crianças e adolescentes. Nós precisamos proteger os nossos públicos vulneráveis no Turismo e cada um de nós tem um papel relevante nisso".
"Celebramos aqui os sete milhões de turistas internacionais. Nunca se falou tanto em sustentabilidade e em inclusão. Nunca se falou tanto em responsabilidade no Turismo e sairemos dessa Abav com ainda mais responsabilidade, olhando para o público LGBT, para as mulheres, para crianças e adolescentes. Nós precisamos proteger os nossos públicos vulneráveis no Turismo e cada um de nós tem um papel relevante nisso"
Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo

Plantão Abav Expo 2025
Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.
Colaboraram Beatriz Contelli, Karina Cedeño e Laura Enchioglo.