Laura Enchioglo   |   04/11/2025 12:55

Soft Power: nova campanha internacional da Embratur exalta brasilidade

Na ação anunciada na WTM Londres, Turismo, cultura e economia criativa são apresentadas juntas


Márcio Menasce/Embratur
Lançamento marca uma nova etapa da estratégia da Agência de promover o Brasil no Exterior
Lançamento marca uma nova etapa da estratégia da Agência de promover o Brasil no Exterior

Mais do que um destino, um estado de espírito. Com esse conceito, a Embratur apresenta o Brasil ao mundo por meio da campanha "Brasil. It’s a vibe. Come experience it".

O objetivo é mostrar a brasilidade e convidar turistas estrangeiros a viver experiências únicas, humanas e sensoriais, descobrindo um País movido pela criatividade, diversidade e calor humano, onde cada gesto transmite afeto, cada ritmo contagia e cada sabor permanece na memória. A iniciativa de promoção internacional foi lançada nesta terça-feira (4), na feira WTM Londres, na Inglaterra.

Soft Power é como um País influencia outras nações a partir de sua cultura, valores, por exemplo. O lançamento marca uma nova etapa da estratégia da Agência de promover o Brasil no exterior, com o objetivo de consolidar a imagem do País como uma potência emocional e cultural no cenário global. A campanha será veiculada até 4 de dezembro.

Campanha

A campanha apresenta o “Brasil Core”, ou seja, aquilo que é genuinamente brasileiro, destacando a música, a dança, o sincretismo religioso, a biodiversidade, a gastronomia, a diversidade e a alma acolhedora.

Além de atrair turistas, a Campanha Soft Power tem uma estratégia integrada de marca-país, posicionando o Brasil também como fornecedor de produtos e serviços autênticos, de alta qualidade e valor agregado, como cachaça, cacau, café, açaí, moda autoral e cinema nacional. Na ação, Turismo, cultura e economia criativa são apresentados juntos para impulsionar a presença do País no mundo.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a campanha traz o que há de mais importante, que é o Soft Power do País. Para ele, o conceito vai além da beleza e está, também, na hospitalidade e na alegria do povo brasileiro, “que são um diferencial poderoso e que fazem com que cada turista se sinta bem-vindo, acolhido e parte dessa energia contagiante”.

“O Soft Power é o que temos de mais genuíno. Ele está na música, na dança, na gastronomia, na nossa criatividade e, sobretudo, nós brasileiros. Vivemos um momento histórico, com o turismo internacional batendo recordes e transformando realidades. Cada visitante que chega se torna embaixador dessa energia que inspira, gera oportunidades e fortalece comunidades. Mais do que mostrar o Brasil, queremos que o mundo sinta tudo aquilo que não conseguimos explicar sobre o nosso País”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

A campanha será divulgada em diversos meios, incluindo TV, redes sociais, mídia programática, aplicativos de mobilidade e mídia exterior, garantindo ampla visibilidade.

“It’s a vibe”

A campanha aposta nos pontos fortes do País, como Cultura e Patrimônio, a força do esporte e a imagem internacional de um povo amigável e divertido. Esses pilares definem a identidade visual da ação, representando o País em seis imagens potentes, que transmitem o que é estar no Brasil.

Haverá também um filme principal de um minuto, que busca traduzir o espírito brasileiro em sua totalidade, enquanto cinco filmes de vinte segundos abordam temas como gastronomia, esporte, cultura e natureza, reforçando a pluralidade das experiências que o País oferece.

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Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.