ESTour - Salão Capixaba de Turismo é lançado para operadoras em São Paulo; fotos
Programação da feira, realizada em abril, espera geração de negócios, capacitação e experiência no destino

Está cada vez mais próxima a primeira edição do ESTour - Salão Capixaba de Turismo, que ocorre de 25 a 28 de abril, em Vitória. Para apresentar a feira, a organização realizou um encontro nesta terça (3), em São Paulo, reunindo operadoras de Turismo associadas à Braztoa e representantes do trade turístico.
O evento espera reunir operadoras nacionais, agentes de viagens convidados, expositores capixabas, imprensa especializada e influenciadores do setor, além de uma programação voltada à geração de negócios, capacitação e experiências.
“O ESTour é a grande vitrine e o grande ambiente de negócios do Turismo capixaba. O evento não é solto ou desconexo; ele acontece dentro de uma estratégia do Estado de colocar o Turismo como prioridade no crescimento e desenvolvimento econômico. O objetivo é apresentar os principais destinos e produtos do Estado, trazendo as principais operadoras como parceiras e mais de 300 agentes de viagens de todo o Brasil"
Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo
Em sua fala de abertura no evento, Alfonso Silva, presidente da Cooptures (Cooperativa de Turismo do Espírito Santo), destacou a união do trade capixaba para a virada de chave no Turismo. "Este é um momento que consolida uma decisão coletiva do Turismo capixaba, com o governo e entidades como Sebrae, Fecomercio e Contures. É uma oportunidade de destacar o que temos no nosso Estado", disse.
"O Espírito Santo está em um momento especial, graças ao trabalho de todo o trade com operadoras e grandes parceiras, que são fundamentais na divulgação dos nossos produtos. O ESTour é essa grande vitrine, que vai mostrar o que há de melhor no Espírito Santo, nos posicionamento de uma forma mais forte no mercado", destacou Renata Vescovi, representante do Sebrae-ES.
Por sua vez, a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, apontou a importância da parceria com o Espírito Santo, que se destacou como um destino tendência para 2026 entre operadoras associadas. "O Espírito Santo vem construindo um trabalho consistente desde que realizamos a Convenção Braztoa no Estado, em 2023, reforçando o papel essencial das operadoras".
ESTour: ação integrada ao planejamento turístico do Estado
Segundo o diretor executivo da Lab Turismo, Richard Alves, o Plano de Marketing é uma ferramenta que direciona o que o Espírito Santo tem de mais forte, como ele se posiciona no mercado e se vende. Dentre as iniciativas do plano está justamente a realização do ESTour.
"Há uma compreensão clara, tanto do setor público quanto das entidades empresariais, de que investir em planejamento e profissionalização é essencial para alcançar resultados. Esse plano é o instrumento que direciona o que o Espírito Santo tem de mais forte do ponto de vista turístico e como ele se apresenta e se vende no mercado nacional e internacional. Ele foi lançado no início do ano, com o governador, e agora estamos na fase de execução das ações", explicou Alves.
Segundo o secretário de Turismo do Espírito Santo, Victor Coelho, as ações do governo estão agora integradas a este plano. “Tudo o que estamos fazendo está dentro de um planejamento. Definimos estratégias claras e identificamos que a capacitação de operadoras e agências de viagens é hoje a ação mais assertiva para gerar resultados consistentes”, constatou.
O que esperar do ESTour
A feira será realizada em um espaço de 7 mil metros quadrados, em área anexa ao aeroporto de Vitória. O encontro apresentará os produtos turísticos do Estado, permitindo a conexão de agentes de viagens de todo o Brasil a gestores de destinos, operadoras e muito mais. Ao todo, são esperados 300 agentes e mais de 20 operadoras nacionais.
O evento, ainda, estará dividido em sete segmentos prioritários e estratégicos, que constam também no Plano de Marketing. São eles: Praia e mar; Cultura e patrimônio; Natureza e ecoturismo; Agroturismo e Turismo rural; Eventos e negócios; e Gastronomia.
O Salão Capixaba de Turismo é uma realização da Cooptures – Cooperativa de Turismo do Espírito Santo, com co-realização da Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo (Setur-ES) e do Sebrae-ES, e conta com o apoio do Contures – Conselho Estadual de Turismo, FecomercioES, CET-ES – Câmara Empresarial de Turismo e da Braztoa. A coordenação técnica do projeto é da Lab Turismo Consultoria, em parceria com o especialista em marketing turístico Thiago Akira.