Thelma Lavagnoli   |   17/05/2019 19:21

Localiza celebra 46 anos e foca em novas tecnologias

CEO e fundador da Localiza, Eugênio Mattar celebra aniversário, analisa liderança no mercado e fala sobre o futuro da empresa


Divulgação / Localiza
CEO e fundador da Localiza, Eugênio Mattar, faz análise da empresa nas últimas quatro décadas
CEO e fundador da Localiza, Eugênio Mattar, faz análise da empresa nas últimas quatro décadas

Nesta sexta-feira (17), a Localiza completa 46 anos com R$ 23,9 bilhões em valor de mercado e 37,7% de market share se estabelecendo com a líder do segmento. A empresa de locação de veículos e mobilidade foi fundada em 1973, em Belo Horizonte, por Eugênio Mattar, hoje CEO, e já ultrapassou fronteiras: além do Brasil está presente em cinco países da América Latina.

Mattar conta que muita coisa mudou ao longo destas mais de quatro décadas: “começamos com seis carros e seis colaboradores, atualmente nossa frota compreende cerca de 248 mil carros, contamos com mais de 8 mil profissionais e estamos em mais de 300 cidades do Brasil. ” Contudo, ao mesmo tempo que vê as transformações relacionadas ao tamanho de sua empresa, ele explica que alguns pilares são inegociáveis, como priorizar o bem-estar dos clientes, buscar crescer e agregar valor à empresa de forma saudável e contar com as melhores pessoas possíveis na equipe. O atendimento, portanto, é prioridade.

Em relação à gestão dos negócios, a empresa tem procurado crescer com cautela para estar forte nos momentos de crise e instabilidade econômica do país; sempre com boa capacidade de caixa para manter a reputação com fornecedores e parceiros. Neste sentido, um bom indicador para mostrar o crescimento da empresa é o número de clientes: em quatro anos, número dobrou e a Localiza somou 8,9 milhões de clientes no primeiro trimestre de 2019.

Além disso, a receita consolidada da empresa cresceu 30,3% em 2018. O EBITDA aumentou 21,0%, superando R$1,5 bilhão. No primeiro trimestre de 2019 a empresa novamente apresentou resultados expressivos: crescimento de 26,2% no volume de diárias de aluguel de carros, 34,3% na receita líquida e 22,9% de aumento no lucro líquido.

MERCADO
Atualmente, a Localiza está estruturada em três divisões de negócio: aluguel de carros, gestão de frotas (aluguel e gestão de frota de veículos para empresas) e seminovos (venda de carros usados para pessoas físicas). O CEO da companhia conta que estes são exemplos de como eles estão criando um padrão para o mercado brasileiro, abrindo portas e estimulando seus concorrentes. “Líder não é ser apenas o maior, pois há responsabilidade de desenvolver a indústria de forma positiva. Assim, abrimos nosso capital, criamos novos segmentos e temos elementos diferentes no Brasil do que vemos em outras partes do mundo no segmento de locação.”, afirma Mattar.

O QUE VEM POR AÍ
A mobilidade se transforma e, a cada dia, há novas demandas na indústria que conversam com o segmento de locação. Por isso, Mattar busca trazer novas tecnologias para a Localiza, como o serviço que clientes aluguem o carro sem precisar passar pelo balcão da agência, por exemplo. Tudo é feito por meio do aplicativo da Localiza Hertz no próprio celular, da reserva a abertura do carro. “Estamos atentos às necessidades que estão surgindo para tornar a experiências dos cliente ainda mais convenientes”, finaliza.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Thelma Lavagnoli

Thelma Lavagnoli tem 148 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS