Rodrigo Vieira   |   06/05/2024 10:47

Localiza perde share para a Movida entre as TMCs após ajuste comercial

Locadora mineira perdeu três pontos percentuais de participação, quase mesmo índice de ganho da Movida

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Disputa entre locadoras se acirra após alterações da Localiza
Disputa entre locadoras se acirra após alterações da Localiza

No primeiro trimestre deste ano, as agências de viagens corporativas (TMCs) associadas à Abracorp faturaram R$ 3,28 bilhões, alta de 0,8% em comparação com o primeiro trimestre de 2023 e 25% em relação ao período pré-pandemia. Em março, o faturamento foi de quase R$ 1,2 bilhão.

Um dos destaques da associação em relação aos resultados do mês é a parda de share da Localiza no segmento de locação de veículos. Dados da Abracorp mostram que a locadora perdeu três pontos percentuais e a causa para tal seria a mudança na política comercial da empresa mineira, que causou revolta entre as TMCs.

"O espaço foi ocupado principalmente pela Movida, que teve crescimento quase na mesma proporção", afirma o diretor executivo da Abracorp, Humberto Machado. "Esses três pontos percentuais para a Movida representam um crescimento de quase 20% no número de diárias e 33% em faturamento", afirma ele.

No dia 23 de fevereiro, o setor corporativo foi pego de surpresa quando as TMCs associadas à Abracorp anunciaram que estavam em processo de avaliação sobre a continuidade de suas parcerias comerciais com a Localiza após "uma mudança súbita e radical no modelo comercial anteriormente estabelecido" da locadora.

Em 2023, as TMCs associadas movimentaram mais de R$ 400 milhões em locação de veículos, sendo que cerca de 60% desse valor (R$ 240 milhões) corresponde a vendas realizadas com a Localiza.

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