Laura Enchioglo   |   05/06/2025 08:38

Abla projeta até 15% de crescimento na procura pelo aluguel de carros em junho

Demanda crescerá em função das festas juninas e do último feriado prologado do semestre, Corpus Christi


Divulgação
Estados com tradição junina, entre eles Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais e Goiás, deverão puxar o aumento de demanda pela locação
Estados com tradição junina, entre eles Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais e Goiás, deverão puxar o aumento de demanda pela locação

O mês de junho chega como prenúncio de férias e traz consigo uma combinação interessante para quem deseja pegar a estrada: as festas de São João, aliadas ao feriado prolongado de Corpus Christi, que neste ano cai na quinta-feira, dia 19. Tais fatores levaram a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) a projetar crescimento de até 15% na procura por aluguel de veículos neste mês, na comparação com abril e maio (meses de baixa temporada).

Conforme a entidade setorial, os Estados com tradição junina, entre eles Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais e Goiás, deverão puxar o aumento de demanda pela locação, “com expectativa de que os festejos estiquem a procura por carros alugados até a temporada de férias de julho”, diz o vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior. “Para aproveitar a experiência e garantir disponibilidade de veículos, desde já recomendamos a antecipação das reservas”.

Pernambuco

Caruaru, considerada a “Capital do Forró” e tida como sede do “Maior São João do Mundo”, em 2025 terá como tema da celebração: “De fazenda à capital do São João” e contará com mais de 1.400 atrações. No ano passado, o destino bateu inúmeros recordes, com aprovação de 98% do público, calculado em 3,7 milhões de pessoas. Ainda de acordo com dados divulgados pela prefeitura de Caruaru, as “festas juninas” movimentaram mais de R$ 688 milhões em 72 dias.

Segundo o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, Pernambuco possui 1.063 locadoras ativas, com 16.750 veículos em sua frota total e 7.784 empregos diretos no setor. O aluguel diário para Turismo representa 40% da participação na frota das locadoras do estado.

Paraíba

Campina Grande, que rivaliza com Caruaru no que tange ao título de “Maior São João do Mundo”, terá, até 6 de julho, uma programação diversificada com shows gratuitos no Parque do Povo. O espaço foi ampliado no ano passado, aumentando em 28% a capacidade de público. Em 2024, segundo dados divulgados pela prefeitura do município, 2,93 milhões de pessoas passaram por lá, em 33 dias de festa.

Conforme a Abla, a Paraíba possui 329 locadoras ativas, com fotal total de 6.669 veículos e 1.016 empregos diretos no setor. O aluguel para Turismo também representa 40% da participação na frota das empresas de locação na Paraíba.

Maranhão

No Maranhão, o São João é uma das festas mais tradicionais e aguardadas do ano, especialmente em São Luís. A programação oficial inclui apresentações de bumba meu boi, quadrilhas juninas, danças típicas e shows musicais em diversos arraiais espalhados pela cidade. A descentralização dos eventos permite que moradores e turistas aproveitem as festividades em diferentes bairros, inclusive na zona hoteleira, no centro histórico e na orla.

De acordo com a associação, o estado conta com 703 locadoras ativas, uma frota total de 5.730 veículos e 1.368 empregos diretos no setor de locação de automóveis. O aluguel de carros para Turismo representa 30% da participação na frota das locadoras do Maranhão.

Alagoas

Em Alagoas, o São João Massayó, realizado em Maceió, é um dos principais eventos juninos do estado, atraindo turistas de diversas regiões. A festa conta com atrações nacionais e locais, além de programação cultural gratuita. A expectativa é de que o evento estimule a procura por carros alugados até a temporada de férias de julho.

Conforme a Abla, Alagoas possui 230 locadoras ativas, com uma frota total de 4.102 veículos e 1.164 empregos diretos gerados pelo setor. O aluguel para o Turismo representa 20% da participação na frota do setor no estado.

Minas Gerais

Belo Horizonte e o interior de Minas têm se consolidado como principais destaques juninos do Sudeste. Na capital, há eventos em praças públicas, centros culturais e bairros, com programação que envolve quadrilhas, shows, feiras e culinária típica. A descentralização facilita o acesso dos moradores e amplia a atratividade para os turistas.

Dados do Anuário 2025, indicam que o estado conta com 3.656 locadoras ativas, 983.817 veículos em sua frota total e 16.631 empregos diretos gerados pelo setor. O Turismo demanda aproximadamente 38% da frota total de veículos das locadoras mineiras.

Goiás

O Estado se firmou como importante destino junino no Centro-Oeste. Não apenas em todo o interior, mas também na região metropolitana de Goiânia, há festas em bairros e espaços públicos, com apresentações de forró e sertanejo, quadrilhas e barracas com culinária típica.

Segundo a Abla, Goiás tem 1.042 locadoras ativas, 21.213 veículos em sua frota total e 2.038 empregos diretos ligados ao setor de aluguel de veículos. O Turismo representa 30% da participação na frota das locadoras goianas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3758 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!