Rodrigo Vieira   |   24/04/2018 16:26

10 diferenciais garantidos pelo novo portal da Flytour MMT

Entre mobile responsivo, white label, segurança e personalização dos dados, confira o que a operadora tem a oferecer na nova plataforma


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Emerson Amaral, diretor estratégico de Vendas da Flytour MMT
Emerson Amaral, diretor estratégico de Vendas da Flytour MMT
Quase toda a atenção da Flytour MMT Viagens, desde a fusão entre as operadoras de lazer, está voltada ao seu portal de vendas. Não é para menos, já que uma transição como essa pode fazer a diferença na relação com os agentes de viagens e ser determinante para a empresa atingir sua meta de R$ 700 milhões até o final de 2018, consolidando-se como a segunda do segmento no País.

Com grande parte de seu tempo dedicado à plataforma, o diretor de Tecnologia do Grupo Flytour, Fernando Campos, garante que tudo foi construído com base na opinião dos agentes, e que o portal ainda tem muito a evoluir conforme a usabilidade aumenta e a demanda aparece.

“Não existe um produto final. A plataforma vai se desenvolvendo conforme as demandas vão chegando. Um dos pontos altos deste novo canal é que ele é personalizado conforme o modelo de cada agência e a usabilidade de cada profissional, portanto vamos avançando com os pedidos dos agentes parceiros tanto em um aspecto geral quanto em um nível individual”, afirma. “É importante ressaltar que não é uma nova roupagem de um site, e sim uma plataforma criada do zero, com tecnologias e funcionalidades inéditas.”

Em soft opening, o sistema é utilizado no momento pelos agentes parceiros da MMTGapnet, e já calcula quase 12 milhões de reservas, mas a partir das próximas semanas a plataforma será única, incluindo os agentes Flytour Viagens.

Entre mobile, white label, acompanhamento de todas as fases de venda e leitura inteligente de dados, confira dez diferenciais do novo sistema apontados pela Flytour MMT:
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Fernando Campos, diretor de Tecnologia do Grupo Flytour
Fernando Campos, diretor de Tecnologia do Grupo Flytour
1. TELEMETRIA: DOS NICHOS À CONVERSÃO DE VENDAS
O sistema de telemetria aplicado talvez seja o principal diferencial da nova plataforma, pois amplia o leque de inovações. Ele faz uma leitura inteligente de todo o histórico de vendas do agente. O que foi vendido, o que não foi, por que determinado produto está sendo orçado, mas não convertido.

“Não adianta apenas ter informação, é preciso analisar e interpretar essa informação”, exemplifica o diretor estratégico de Vendas, Emerson Amaral. “Essas informações são valiosas para os dois lados: o dos agentes e o nosso, pois talvez seja a composição da prateleira que não agrade os passageiros. É um termômetro para a operadora. Estamos dando uma ferramenta para o agente questionar o seu fornecedor.”

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Sistema mostra os destinos vendidos e as vendas perdidas
Sistema mostra os destinos vendidos e as vendas perdidas
A telemetria também colabora com o agente de viagens especializado, o de nichos. “O sistema inteligente vai automaticamente identificando o que mais vende na agência e se adaptando a esse nicho. Antes, oferecíamos toda prateleira para todos os agentes, mas agora essa oferta é inteligente. Em vez de oferecer praia para agências de viagens cariocas, o sistema vai explorar neve ou Serra Gaúcha, que são os mais buscados. Essa prateleira inteligente economiza tempo e permite uma personalização melhor da viagem”, explica Amaral. “Isso é feito tanto automaticamente quanto por demanda, isto é, o agente pode inserir suas preferências antes mesmo do sistema entender quais são elas.”

2. CARRINHO DE COMPRAS INTELIGENTE
O carrinho de compras, isto é, a seção que reúne todos os produtos selecionados, está mais inteligente, segundo Campos, graças à demanda dos agentes. “São detalhes que economizam tempo e garantem a venda do profissional”, afirma.

Um exemplo disso é a atualização de orçamento. Cada carrinho montado é salvo no sistema, e se o passageiro volta a entrar em contato horas, dias ou semanas depois, o agente atualiza o orçamento com um clique. “Antes tinham de refazer todo o carrinho, e às vezes esse tempo era fatal para perderem a venda”, explica Amaral.

Outra diferença é a diversidade na venda para grupos. No sistema antigo, todos os produtos eram divididos igualmente entre os passageiros, mas agora pode ser adaptado à preferência de cada um. “Se embarcam cinco passageiros mas apenas um quer seguro e outro quer ingresso para um parque, isso agora é possível dentro do mesmo carrinho. Segmentamos os produtos auxiliares para cada passageiro”, completa o diretor de Vendas.

3. TECNOLOGIA, A LINGUAGEM POR TRÁS DE TUDO

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Sistema ficou responsivo e se adapta a todas as plataformas
Sistema ficou responsivo e se adapta a todas as plataformas
Usar a plataforma por dispositivos móveis está bem mais fácil no novo modelo, garantem os diretores. Ainda não há um aplicativo, mas o site é responsivo para smartphones, tablets e smartwatches, “infinitamente mais fácil de usar do que no modelo anterior”, como aponta Campos.

4. FORMAS DE PAGAMENTO
O novo site permite pagar uma única compra de todas as maneiras disponível. É possível fragmentar o pagamento em vários cartões, financiamento, faturado, entre outros.

5. ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA
Essa ferramenta é similar à da plataforma anterior da Flytour Viagens, mas sua tecnologia foi aprimorada, segundo os diretores. Com ela, o agente de viagens ajusta sua comissão para cima ou para baixo, de forma transparente. “É extremamente importante gerenciar precisamente todos os valores que são moldáveis em um orçamento. Há muitas situações em que os passageiros pedem para os preços das OTAs serem cobertos, e essa facilidade na administação de receita vem a calhar."

6. ACOMPANHAMENTO DO PASSAGEIRO
A nova plataforma permite um acompanhamento de cada etapa do passageiro. O sistema mostra onde e quando está seu turista, algo similar ao que as agências de viagens corporativas fazem com executivos fora de suas bases. “Essa funcionalidade ajuda na prevenção de catástrofes, mas principalmente abre oportunidade para vendas last minute. Quando sei que o passageiro está em Paris, posso oferecer um passeio, um jantar, ou qualquer outro produto na capital francesa", sugere Amaral.

7. WHITE LABEL
Inédita para os agentes de viagens fiéis à Flytour Viagens, a ferramenta vai possibilitar a criação de uma página com o layout da agência e o motor de busca da operadora. Estamos empoderando o agente de viagens. “Nós temos tecnologia para entrar no B2C, mas isso não acontecerá, pois os agentes são o nosso canal distribuidor. Sempre foi assim”, afirma o diretor.


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Páginas das agências poderão ser como essa, com motor de reservas da Flytour MMT
Páginas das agências poderão ser como essa, com motor de reservas da Flytour MMT
Esse white label terá praticamente tudo o que uma OTA tem, mas não concluirá uma venda. “Até pode acontecer, mas não recomendamos por conta de fraudes. Nos sites da agência, o passageiro poderá navegar pelos produtos e orçar, mas não conseguirá comprar efetivamente. Para isso precisará entrar em contato com a agência.”
O agente interessado deve entrar em contato com o departamento comercial da Flytour MMT.

8. DISNEY, CIRCUITOS E PRODUTOS AUXILIARES

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Com a fusão, a operadora ganha a oportunidade de ser Connect Disney, algo que só era deferido à MMTGapnet. Mas não é só isso. A Flytour MMT tenta dar cada vez mais munição aos agentes de viagens se converterem em nichos. No novo portal, há diversas abas separando destinos, circuitos, pacotes, bloqueios aéreos, hotéis e auxiliares, que incluem viagens, carros, traslados, restaurantes, entre outras fontes de receita.

9. SEGURANÇA
O novo portal exige um token para entrar com o login, algo similar ao que fazem os bancos. Uma senha dinâmica, que muda temporariamente e previne acessos fraudulentos. “Independentemente disso, contratamos uma das maiores empresas do mundo em administração antifraude. São mais de 47 indicadores de mapeamentos de golpes. É garantia de segurança sem cobrar a mais por isso”, reforça Amaral.

10. ATENDIMENTO
A plataforma também contempla o atendimento do agente de viagens. De acordo com Amaral, ela será capaz de suportar toda relação entre produto, atendimento e tecnologia. “Vale ressaltar que continuamos com o time de call center em todas as funções, desde atendimento até finalização comercial.”

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