Victor Fernandes   |   27/05/2020 14:22
Atualizada em 27/05/2020 14:30

Braztoa aponta medidas aplicadas para conter a crise

Em pesquisas, a entidade diagnosticou quais têm sido as medidas adotas pelas empresas para conter crise.

Reprodução / Pixabay
Renegociação de contratos tem sido uma das medidas aplicadas por operadoras
Renegociação de contratos tem sido uma das medidas aplicadas por operadoras
Ontem, a Braztoa lançou duas pesquisas, uma voltada para o consumidor e outra trazendo os impactos da pandemia para as operadoras de Turismo. A entidade diagnosticou quais têm sido as medidas adotas pelas empresas para conter a crise financeira ocasionada pela covid-19.

Em relação às ações tomadas, 100% das empresas pesquisadas empregaram diferentes alternativas para reduzir custos, que passaram por renegociação de contratos com terceirizados (limpeza, contabilidade, TI etc.), redução proporcional de jornada de trabalho e de salário de equipes contratadas; diminuição do número de colaboradores internos, diminuição de estrutura física ou por suspensão temporária do contrato de trabalho. As demissões impactaram 760 colaboradores até abril.

Um agravante para as operadoras é a dificuldade de acesso às linhas de crédito com condições especiais. Das associadas, 39% buscaram crédito junto a instituições financeiras e 55% pretendem buscar. Entretanto, apenas 7,4% das empresas obtiveram os recursos financeiros solicitados.

Não obstante os desafios, 96% das empresas têm realizado esforços de marketing durante o distanciamento social, sendo expressivo o reforço de marca nas redes sociais (90%), seguido por envio de e-mail marketing (78%), realização de treinamentos online/webinars (76%) e contato telefônico/mensagem (72%). Entre outras ações (6%), aparecem: articulação com fornecedores, criação de produtos e visitas virtuais a clientes.

É importante também ressaltar o impacto econômico dessas viagens para os fornecedores (hotéis, pousadas, empresas de aluguel de veículos, entre outros) e para a economia local, já que os turistas consomem produtos e serviços não inclusos nas viagens, como alimentação, transporte, passeios extras, bares, presentes e artesanato, dentre outros, ajudando na geração de trabalho e renda nos destinos.

Nessa pesquisa, as operadoras estimam que a estagnação das atividades durante a pandemia já impactou ao menos 12 mil empresas que fornecem serviços turísticos, o que permite dimensionar melhor os impactos da crise em todo o setor, sobretudo aqueles que dependem diretamente da venda das operadoras.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS