Rodrigo Vieira   |   27/05/2020 12:02

Operadoras amargam prejuízo bilionário em abril

Expectativa para este ano é de que as operadoras faturem entre 51% a 75% do que somaram no ano passado


Marcelo Camargo/Agência Brasil
As operadoras de Turismo no Brasil amargaram perdas de R$ 1,08 bilhão somente em abril em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mais da metade delas (54%) não realizou sequer uma venda no mês, alta em comparação com os 45% que não venderam nada em março. Os dados são da Braztoa em parceria com o Laboratório de Estudos em Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Brasília (LETS/UnB).

Entre as vendas realizadas em abril, 24% continham produtos com embarques até julho, 93% com embarques para o segundo semestre e 84% para 2021. A grande maioria das vendas foi para destinos nacionais, o que confirma a tendência de que a retomada se iniciará pelo doméstico, em 2020.

Ainda que vendas tenham sido registradas, o faturamento das operadoras no mês de abril não representou nem 10% do mesmo período de 2019. Em meio a um turbulento 2020, a expectativa para este ano é de que as operadoras faturem entre 51% a 75% do que somaram no ano passado, que foi um total de R$ 15,1 bilhões.

"As dificuldades advindas da pandemia se agravam com valorização do dólar e com a recente notícia de que o IRRF sobre remessas, para países que não fazem parte do tratado de bitributação, foi para 25%, com o veto da redução que estava sendo tratado na MP 907", avalia a Braztoa.

CANCELAMENTOS

Vale destacar que para 48% das empresas houve um aumento de pedidos de cancelamento em relação a março. Enquanto 28% registraram cancelamentos constantes, 18% indicaram diminuição dos pedidos e apenas 5% não tiveram novas viagens canceladas.

Tópicos relacionados