Rodrigo Vieira   |   31/10/2022 18:36
Atualizada em 31/10/2022 18:44

O que será da Agaxtur com a chegada de Claiton Armelin? Executivo responde

Em entrevista exclusiva, ex-CVC Corp e Visual fala sobre o futuro na operadora comprada pela Águia Branca


Divulgação
Claiton Armelin, novo diretor executivo da Agaxtur
Claiton Armelin, novo diretor executivo da Agaxtur
O homem do megafone voltou. Agentes de viagens têm novamente a oportunidade de trabalhar mais proximamente com Claiton Armelin, agora diretor executivo da Agaxtur, empresa que teve 70% adquiridos pelo Grupo Águia Branca, onde o ex-CVC Corp e Visual trabalha desde 2021. Aldo Leone Filho fica na operadora como presidente, e Andrea Leone como diretora adjunta. A família é detentora dos 30% restantes do negócio.

Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, um Claiton Armelin animado, cheio de gás, falou sobre o que espera da empresa, que deixou seu escritório em Osasco (SP) e agora volta à capital paulista, com um andar na Rua Frei Caneca que logo serão dois. Estrutura, tecnologia, contratações, sinergia, credibilidade, relacionamento com os agentes de viagens e crédito decorrente da pandemia foram alguns dos assuntos abordados.

ANDREA E ALDO LEONE FILHO
Cuidar das pessoas e dos números são o foco da Agaxtur nessa nova fase. É justamente aí que pairam as expectativas sobre Andrea Leone. "Nessa nova posição de diretora adjunta, esperamos que ela dê continuidade no treinamento dos colaboradores, os grandes responsáveis pela excelência da Agaxtur, além de ajudar nas novas contratações", afirma Armelin. "Já o Aldo fica como presidente, o que já estava acertado desde o início do negócio. Temos uma relação boa após tantos anos de Turismo nos encontrando."

DIRETOR EXECUTIVO
Claiton Armelin assume amanhã sua nova função na Agaxtur. Ele será o representante do Grupo Águia Branca dentro da operadora, responsável pelas áreas de Produtos, Vendas, Tecnologia e Operações (aéreo, marítimo e hotelaria). Na área de Vendas, liderará o B2B e as franquias.

"Estarei sempre apoiado por um time muito forte de heads. Todas as áreas têm um diretor e/ou gerente construindo os negócios", afirma o ex-CVC Corp e Visual Turismo.

O QUE MUDA?
Além da chegada de Armelin para diretor executivo e da recolocação de Andrea Leone como diretora adjunta, Jarbas Correa Júnior, um dos mais antigos colaboradores da Agaxtur, atuará na área de Incentivo e Eventos.

"É uma área onde estamos crescendo demais. Estamos apostando muito nela porque o grupo é forte em prospectar e trazer grupos, pelo seu relacionamento no mercado. E o Júnior é um profundo conhecedor dessa área", avalia o diretor executivo. "Mas vale ressaltar que a Agaxtur é totalmente independente do Grupo Águia Branca. Temos ganhos com essas prospecções para incentivo e podemos utilizar a estrutura de tecnologia, mas as equipes comerciais são separadas, os pontos de vendas também."

FRANQUIAS
O plano de expansão da marca Agaxtur por meio das franquias vai continuar. É consciente, sem grandes audácias, pois há o relacionamento com os agentes de viagens, onde Claiton Armelin sempre jogou à vontade. A empresa tem 48 franquias espalhadas pelo Brasil (a Agaxtur herdou lojas Latam Travel quando a companhia aérea se desfez do negócio).

"Pretendemos intensificar a relação com os franqueados pro meio de reuniões do Conselho de Franqueados, do qual farei parte em algum momento [hoje está com Júnior]. Queremos crescer com eles, ouvir novas ideias. A pandemia gerou alguns desconfortos nessa relação, mas toda empresa teve algum tipo de problema. As lojas são importantes para nós e queremos ter uma boa relação."

AGÊNCIAS DE VIAGENS
Entretanto, é claro que o share das agências de viagens é maior para a operadora. A ideia é estreitar o relacionamento com a classe com participação nas feiras mais importantes em 2023, com produtos, treinamentos e uma plataforma nova de vendas, que pode ser inaugurada ainda em 2022, no mais tardar em janeiro de 2023.

PLATAFORMA DE VENDAS
"É um sistema que está tendo muito empenho e carinho da equipe para com ele. Usamos a expertise da Agaxtur e a tecnologia do Grupo Águia Branca. Será uma plataforma intuitiva que contemplará todos os produtos da Agaxtur", promete o diretor executivo.

PRODUTOS DA AGAXTUR
Os produtos marítimos e internacionais da Agaxtur estão com bom desempenho, elevando as vendas de agosto e setembro a um patamar 21% superior ao pré-pandemia, diz Armelin. Estados Unidos, Caribe e outros destinos do Exterior são chamados pelo diretor como "fortalezas da marca".

Por outro lado, a fortaleza de "Claitão" sempre foi os destinos domésticos, portanto ele diz que os agentes de viagens terão boas novidades em termos de Brasil no sistema.

A empresa perdeu a condição de Operadora Seleta Disney, e sobre isso, Armelin diz que "tudo o que for bom para a Agaxtur, o que agregar à marca, nós vamos em frente, vamos discutir para fazer o melhor."

CRÉDITOS DA PANDEMIA
Cerca de 75% dos créditos da pandemia que ficaram com os clientes da Agaxtur já foram utilizados, de acordo com Armelin. "Parabenizo a Agaxtur pela gestão desses créditos, pois não é fácil, dadas as mudanças pelas quais o setor passou nesses anos de pandemia. Agora temos só mais 25% pre resolver até dezembro de 2024."

REESTRUTURAÇÃO
Armelin conta que a empresa tem hoje 30% menos funcionários do que tinha em 2019, mas principalmente porque foram cargos substituídos pela tecnologia. "A única cadeira nova na empresa é a minha, o restante era de funcionários que já tínhamos aqui. Agora estamos diante do desafio de contratar profissionais nas áreas de Promoção, Atendimento para Venda e Treinamento Interno. São pilares que diferenciam a Agaxtur."

MEGAFONE CARREGADO
Desde quando o Cade aprovou a compra de 70% da Agaxtur pelo Grupo Águia Branca, o megafone já estava nas mãos de Claiton Armelin. O objeto é uma marca registrada do executivo. "Queremos receber todos da melhor maneira possível na rua Frei Caneca. Os últimos dois anos foram difíceis para todos, e por isso queremos trabalhar com alegria. Cada venda tem de ser comemorada, é com esse DNA de vibração, conquistas que queremos trabalhar com nossos colaboradores e com o fornecedor."

COMO FOI A APROXIMAÇÃO DAS EMPRESAS
A chegada de Claiton Armelin no Grupo Águia Branca foi para desenvolver circuitos rodoviários. Depois de criada e desenvolvida a Squad, o grupo ainda desejava construir uma operadora mais diversificada e, em vez de fazê-lo "do zero", resolveu encurtar o caminho e fazer a aquisição da Agaxtur.

"Das operadoras que sondamos, era a que mais fazia sentido. Uma empresa tradicional, com nome forte e 70 anos de tradição. O Grupo Águia Branca e a Agaxtur têm mais em comum do que imaginávamos. Já tem gente chamando carinhosamente de 'Águiaxtur'", riu o novo diretor executivo.

Tópicos relacionados