Victor Fernandes   |   11/11/2023 14:05

Schultz lança portal de IA com informações de destinos; conheça Wikitravel

Próximo passo do Wikitravel.ai é fazer assinaturas com secretarias de Turismo para aprimorar conteúdo


PANROTAS / Emerson Souza
Aroldo Schultz
Aroldo Schultz

GRAMADO (RS) - Adiantado por Aroldo Schultz na Abav Expo e inicialmente programado para ser lançado na Convenção da Schultz em março de 2024, o portal Wikitravel.ai já está disponível. Após ganhar um lançamento na Europa para 50 países, durante a convenção da Europamundo, em Évora, Portugal, o portal de inteligência artificial está sendo oficialmente lançado no Brasil durante o Festuris 2023.

"O portal Wikitravel.ai foi criado baseado na necessidade de operadoras e agências de viagens por fotos, vídeos e informações dos destinos. Quando pesquisamos on-line, grande parte do conteúdo conta com direitos autorais, então o Wikitravel.ai fornecerá conteúdo royalty free para o usuário baixar e utilizar. No portal, o conteúdo das cidades é gerado por inteligência artificial a partir de perguntas pré-formatadas ou perguntas customizadas feitas pelo usuário", explica Schultz.

O próximo passo da Wikitravel.ai será corrigir e ampliar as informações geradas pela Inteligência Artificial. Para isso, Aroldo está negociando com secretarias de Turismo municipais e estaduais, brasileiras e internacionais, para oferecê-las uma assinatura anual para um portal de back office em que os destinos poderão fazer upload de imagens em alta resolução, e em breve, vídeos; além de editar os dados da IA. Uma vez editado, os textos são gravados para a IA entender e atualizar seu conteúdo.

O presidente da Schultz conta que os Estados de Alagoas e Paraná já fizeram a assinatura e começaram a fazer o upload de imagens, logo Curitiba, Foz do Iguaçu e mais destinos já contam com conteúdo atualizado no Wikitravel.ai. Além disso, há negociações em curso com Setur-SP, Santa Catarina, Canela, Gramado, Argentina, Uruguai, e Abrantes, em Portugal, que deve ser a primeira cidade europeia a chegar ao acordo após demonstrar interesse.

"A Wikitravel.ai é uma startup em pleno desenvolvimento. Estamos ajudando os destinos a aprimorarem seu conteúdo on-line. Estou empolgado em permitir que qualquer cidade, seja ela grande ou pequena, tenha acesso à mesma tecnologia para promover seu Turismo."

Aroldo Schultz, presidente da Schultz e idealizador do Wikitravel.ai

Para completar, Schultz destacou mais duas funcionalidades do portal. A primeira é que a Europamundo fez a integração da Wikitravel com o seu sistema, permitindo API para operadoras e hoteleiros. A segunda é o BlogWiki, espaço para blogueiros e influenciadores digitais fazerem textos sobre suas experiências no destino.

Mais novidades no Festuris

Além do Wikitravel.ai, a Schultz está enfatizando durante a Festuris a nova programação da Europamundo, Sato e VPT com roteiros on-line até o final de 2025; cruzeiros marítimos fluviais com Politours e Europamundo; e pacotes para Vila Galé e outros resorts.

Tópicos relacionados