Da Redação   |   02/02/2024 17:28
Atualizada em 02/02/2024 17:29

Operadores atacam de chefs e seguem encantados por Malta; veja fotos

Grupo participou de uma cooking class e fizeram raviolis de ricota


Claudio Schapochnik/PANROTAS
O grupo do famtour de Malta na histórica cidade de Vittoriosa, com vista para os barcos da marina
O grupo do famtour de Malta na histórica cidade de Vittoriosa, com vista para os barcos da marina

QAWRA (MALTA) – Nesta sexta (2), os seis profissionais de Turismo que participam do famtour a Malta, organizado pelo Malta Tourism Authority por meio da Athos Comunicação, de São Paulo, conheceram mais patrimônios históricos e naturais do país. Na hora do almoço, eles colocaram, literalmente, a mão na massa. Motivo: o grupo participou de uma "cooking class" e fizeram raviolis de ricota.

Confira quem participa da viagem: Tiago Barbosa, da Flot; Washington Rodrigues Silva, da BRT; Marcelo Andrade, da Transmundi; Paula Nery, da Top Service; Ana Paula Lopes, da Augustus; e André Santana, da Incentivare. Luiz Fernando Destro, da Athos, e Sheila Fontana, da ITA Airways, acompanham o grupo.

A parte da manhã e o início da tarde, o famtour dedicou-se a conhecer patrimônios históricos e naturais do país. Todos de grande beleza.

A primeira parada foi em Vittoriosa, uma das Três Cidades do Distrito de Cottonera, que fica perto da capital maltesa, Valletta. O local é bastante pitoresco, tem ruas estreitas e vistas deslumbrantes para o cenário medieval da região, além dos barcos ancorados na marina. O lugar sofreu pesados bombardeios na Segunda Guerra Mundial.

Nessa mesma região, o grupo visitou o Forte de Santo Ângelo. Segundo uma das versões, foi erguido na Era Medieval como um castelo chamado Castrum Maris no local onde havia uma construção romana. Entre 1530 e 1560, foi reconstruído como forte pelos cavaleiros da Ordem de São João.

Claudio Schapochnik/PANROTAS
Luiz Fernando Destro, da Athos, e André Santana, da Incentivare, mostram os raviolis rechados de ricota que fizeram na
Luiz Fernando Destro, da Athos, e André Santana, da Incentivare, mostram os raviolis rechados de ricota que fizeram na "cooking class" no restaurante típico maltês Diar Il-Bniet

Logo após, os profissionais seguiram para o Sudeste da costa maltesa. Objetivo: obter uma visita panorâmica da Blue Grotto. Trata-se de um conjunto de cavernas marinhas ao lado de paredões de pedra de grande beleza. Parte da água exibe tons de azul bem acentuados, daí o nome.


Claudio Schapochnik/PANROTAS
A beleza da Blue Grotto
A beleza da Blue Grotto

Na sequência, o grupo conheceu os templos de Hagar Qim e Mnjadra, construídos com pedras pelos habitantes da ilha. A idade das construções remontam entre 3.600 e 3.200 anos A.C., e o lugar foi descoberto por escavações arqueológicas realizadas a partir de 1839.

Antes de conhecer as ruínas propriamente ditas, o grupo fez uma visita ao museu que conta a história de Hagar Qim e Mnjadra. Está localizado junto ao sítio arqueológico.

Esses dois templos e mais alguns, na mesma região, estão na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

Antes do almoço, o grupo fez ainda uma parada rápida junto à Capela de Santa Maria Madalena, construída junto a um belo cenário marinho.

Claudio Schapochnik/PANROTAS
A capela de Santa Maria Madalena, no litoral maltês
A capela de Santa Maria Madalena, no litoral maltês

A refeição ocorreu no restaurante típico maltês Diar Il-Bniet, em Had-Dingli. O almoço foi antecedido por uma aula de como fazer ravioli de ricota com o chef maltês Godwin Mercieca.

O chef Mercieca ensinou os profissionais de turismo como se faz a massa. Logo após eles iniciaram a produção dos raviolis – desde a mistura dos ingredientes até o preenchimento da massa com o recheio de ricota.

O resultado agradou bastante, pois as massas estavam bem gostosas. Os profissionais aprovaram a experiência. O almoço foi regado ainda com vinho nacional e cada um pôde escolher um prato principal.

Depois o grupo seguiu para o Odycy Hotel.

Amanhã (3), último dia do famtour em Malta, o grupo vai ter uma imersão de história, cultura e gastronomia na capital maltesa, Valletta.

Claudio Schapochnik, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite do Malta Tourism Authority, voando ITA Airways e KM Malta, com seguro de viagem GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11185 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS