Pedro Menezes   |   15/05/2025 16:00
Atualizada em 16/05/2025 08:52

Giulliana Mesquita, nova head da Azul Viagens, focará no atendimento aos agentes

Executiva afirma que sempre defendeu os profissionais como um canal essencial para o sucesso da operadora


PANROTAS / Filip Calixto
Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens
Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens

Giulliana Mesquita assumiu a liderança da Azul Viagens em uma nova fase da operadora, que completa 15 anos com crescimento de 57% em reservas brutas só neste primeiro trimestre. A executiva passa a comandar todas as frentes de Comercial e de Produtos, como vimos no Portal PANROTAS na última semana, uma decisão tomada por Daniel Bicudo logo após ter sido nomeado vice-presidente Comercial e de Negócios da Azul.

Giulliana Mesquita visitou a redação da PANROTAS, nesta quinta-feira (15), já como head da Azul Viagens. Destacou suas prioridades, seus desafios, o novo momento da carreira e o que podemos esperar da operadora de viagens da Azul Linhas Aéreas daqui para frente. Uma coisa é certa: vem investimento forte no atendimento aos agentes de viagens!

"Esse é o maior desafio da minha carreira. Minha trajetória sempre foi muito pautada em produto, especialmente produto digital, e migrar para uma posição de liderança geral exige uma visão muito mais ampla. Assumir a liderança da Azul Viagens é um desafio grande, principalmente comercialmente falando. O ponto positivo é que sempre fui muito bem acolhida pelo mercado e, no anúncio, recebi muitas mensagens positivas"

Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens

E vamos logo ao que interessa: as prioridades de Giulliana Mesquita agora à frente dos negócios. Embora siga focada no crescimento do mercado doméstico e internacional, bem como na expansão da presença física da marca, o foco principal da head neste primeiro momento será melhor atender os agentes de viagens.

Divulgação
Eventos como Agente Tá On aproxima a Azul Viagens do mercado B2B
Eventos como Agente Tá On aproxima a Azul Viagens do mercado B2B

"Meu principal foco neste início é mergulhar no tema do atendimento. Quero entender profundamente o que precisa ser melhorado para que a gente ofereça o melhor pós-venda para agentes de viagens e lojistas. Isto porque, eu tenho absoluta certeza de que quem conduz esse business são os agentes de viagens. Sempre defendi que eles são um canal essencial para o sucesso do nosso produto"

Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens

Ela lembra que o agente de viagens, quando tem confiança no produto, direciona a venda, se difereenciando do cliente B2C que navega sozinho no online. Isso, claro, sem esquecer das lojas da Azul Viagens, que também têm a sua importância. Hoje já são 125 unidades em 22 Estados. A expectativa é abrir outras 30 unidades até o fim de 2025.

"O B2C não existe para competir com agentes, mas para aproveitar o tráfego que já temos nos canais online da Azul e oferecer produtos complementares aos passageiros. E nosso objetivo é manter o mesmo preço de prateleira para todos os canais, respeitando o papel estratégico do B2B, porque sabemos que a força está na venda consultiva"

Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens

Giulliana se orgulha ainda da capilaridade e do relacionamento cultivado com as mais de 6 mil agências parceiras. "Só em 2024, capacitamos mais de 5 mil agentes em ações presenciais e eventos em todo o Brasil. Acreditamos na escuta ativa e na formação contínua como pilares para crescer junto com o trade. Vamos seguir investindo nesse caminho”, complementou a executiva.

Diversificação de produtos é a chave do sucesso

PANROTAS / Filip Calixto
Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens
Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens

Entre março de 2024 e março de 2025, a empresa cresceu 21% no número de clientes em destinos internacionais e aumento de 47% na venda de pacotes completos (passagens + hospedagens). No Turismo doméstico, o número de clientes transportados subiu 51%, com Nordeste, São Paulo e Serra Gaúcha como destinos preferidos.

De acordo com Giulliana, a estratégia continuará focada em mercados em que a Azul Viagens realmente tem um assento na mão, como o investimento maior, por exemplo, em Madri, por conta dos novos voos a partir de Recife e Campinas. "Nosso objetivo sempre foi sermos muito bons naquilo que escolhemos atuar. E a diversificação de negócios é um desafio não só da Azul, mas de todas as companhias aéreas", disse ela.

"As companhias estão cada vez mais entendendo que não dá para depender apenas da receita do assento. A gente precisa criar negócios que não estejam 100% associados a ele. Por isso, estamos construindo uma área voltada para parcerias internacionais com outras companhias aéreas e também apostando em produtos como cruzeiros, que não dependem diretamente da malha aérea da Azul. E diversificar também significa complexidade. Com um portfólio maior, a operação fica mais desafiadora: atendimento, tecnologia, processos internos. Tudo precisa acompanhar essa evolução"

Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens

Momento especial da Azul Viagens

Guilherme Mion
Principal motor de crescimento da Azul Viagens hoje são os voos dedicados, que estão cada vez mais consolidados
Principal motor de crescimento da Azul Viagens hoje são os voos dedicados, que estão cada vez mais consolidados

Crescimento de 54% em receita, de 21% em passageiros em viagens internacionais e de 47% em venda de pacotes ao longo de 2024. Neste primeiro trimestre, as reservas brutas já avançaram 57% em relação ao mesmo período do ano passado. E no orçamento da operadora está a meta de crescer 40% este ano.

"O resultado é reflexo do momento do mercado e das nossas decisões estratégicas. Nosso principal motor de crescimento são os voos dedicados, que estão cada vez mais consolidados. Nossa estratégia é ter esses voos não só nas altas temporadas, mas também durante todo o ano. Queremos romper com a ideia de ‘baixa temporada’ e vamos vender pacotes o ano inteiro", disse Giulliana Mesquita.

"A confiança dos agentes e lojistas tem sido essencial. Estamos crescendo em lojas, mas não temos ambição de massificar. Queremos lojas assertivas, conectadas ao nosso portfólio de produtos. Além disso, estamos trabalhando melhor a sinergia entre produto e comercial. Isso nos permite entregar produtos mais certos para os canais certos — e vice-versa. E temos olhado para produtos de nicho: pesca, corrida, kitesurf, eventos esportivos. Mas aí entra o papel real do operador, que é também desenvolver os canais capazes de vender esses produtos"

Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens

Destaques da Azul Viagens no último ano:

  • +54% de crescimento na receita
  • +21% de passageiros em viagens internacionais
  • +47% de aumento na venda de pacotes (voo + hotel)
  • +14% na malha de voos dedicados
  • +51% de crescimento no número de passageiros em viagens nacionais
  • 124 lojas em funcionamento em 22 estados
  • Previsão de abrir mais 30 lojas até o fim de 2025
  • +6.000 agências cadastradas
  • 38% de crescimento no canal de agências multimarcas
  • +5.000 agentes capacitados em 2024 (com 14 workshops, 3 feiras Tá On, 18 famtours e 11 roadshows)
  • +66% de crescimento nas vendas (faturamento) do canal agências multimarcas no 1º tri
  • +76% de crescimento nas vendas (faturamento) no canal lojas Azul Viagens no 1º tri
  • +23% de aumento nas vendas no 1º tri em novas agências emitindo no território nacional
  • +18% de crescimento de expansão das lojas emitindo no 1º trimestre
  • Destinos mais vendidos em 2024: Fortaleza + Jericoacoara, João Pessoa, Maceió, Natal, Orlando, Porto Alegre + Serra Gaúcha, Porto Seguro, Recife + Porto de Galinhas, Salvador + Linha Verde e São Paulo.

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