Giulliana Mesquita, nova head da Azul Viagens, focará no atendimento aos agentes
Executiva afirma que sempre defendeu os profissionais como um canal essencial para o sucesso da operadora

Giulliana Mesquita assumiu a liderança da Azul Viagens em uma nova fase da operadora, que completa 15 anos com crescimento de 57% em reservas brutas só neste primeiro trimestre. A executiva passa a comandar todas as frentes de Comercial e de Produtos, como vimos no Portal PANROTAS na última semana, uma decisão tomada por Daniel Bicudo logo após ter sido nomeado vice-presidente Comercial e de Negócios da Azul.
Giulliana Mesquita visitou a redação da PANROTAS, nesta quinta-feira (15), já como head da Azul Viagens. Destacou suas prioridades, seus desafios, o novo momento da carreira e o que podemos esperar da operadora de viagens da Azul Linhas Aéreas daqui para frente. Uma coisa é certa: vem investimento forte no atendimento aos agentes de viagens!
"Esse é o maior desafio da minha carreira. Minha trajetória sempre foi muito pautada em produto, especialmente produto digital, e migrar para uma posição de liderança geral exige uma visão muito mais ampla. Assumir a liderança da Azul Viagens é um desafio grande, principalmente comercialmente falando. O ponto positivo é que sempre fui muito bem acolhida pelo mercado e, no anúncio, recebi muitas mensagens positivas"
Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens
E vamos logo ao que interessa: as prioridades de Giulliana Mesquita agora à frente dos negócios. Embora siga focada no crescimento do mercado doméstico e internacional, bem como na expansão da presença física da marca, o foco principal da head neste primeiro momento será melhor atender os agentes de viagens.

"Meu principal foco neste início é mergulhar no tema do atendimento. Quero entender profundamente o que precisa ser melhorado para que a gente ofereça o melhor pós-venda para agentes de viagens e lojistas. Isto porque, eu tenho absoluta certeza de que quem conduz esse business são os agentes de viagens. Sempre defendi que eles são um canal essencial para o sucesso do nosso produto"
Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens
Ela lembra que o agente de viagens, quando tem confiança no produto, direciona a venda, se difereenciando do cliente B2C que navega sozinho no online. Isso, claro, sem esquecer das lojas da Azul Viagens, que também têm a sua importância. Hoje já são 125 unidades em 22 Estados. A expectativa é abrir outras 30 unidades até o fim de 2025.
"O B2C não existe para competir com agentes, mas para aproveitar o tráfego que já temos nos canais online da Azul e oferecer produtos complementares aos passageiros. E nosso objetivo é manter o mesmo preço de prateleira para todos os canais, respeitando o papel estratégico do B2B, porque sabemos que a força está na venda consultiva"
Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens
Giulliana se orgulha ainda da capilaridade e do relacionamento cultivado com as mais de 6 mil agências parceiras. "Só em 2024, capacitamos mais de 5 mil agentes em ações presenciais e eventos em todo o Brasil. Acreditamos na escuta ativa e na formação contínua como pilares para crescer junto com o trade. Vamos seguir investindo nesse caminho”, complementou a executiva.
Diversificação de produtos é a chave do sucesso

Entre março de 2024 e março de 2025, a empresa cresceu 21% no número de clientes em destinos internacionais e aumento de 47% na venda de pacotes completos (passagens + hospedagens). No Turismo doméstico, o número de clientes transportados subiu 51%, com Nordeste, São Paulo e Serra Gaúcha como destinos preferidos.
De acordo com Giulliana, a estratégia continuará focada em mercados em que a Azul Viagens realmente tem um assento na mão, como o investimento maior, por exemplo, em Madri, por conta dos novos voos a partir de Recife e Campinas. "Nosso objetivo sempre foi sermos muito bons naquilo que escolhemos atuar. E a diversificação de negócios é um desafio não só da Azul, mas de todas as companhias aéreas", disse ela.
"As companhias estão cada vez mais entendendo que não dá para depender apenas da receita do assento. A gente precisa criar negócios que não estejam 100% associados a ele. Por isso, estamos construindo uma área voltada para parcerias internacionais com outras companhias aéreas e também apostando em produtos como cruzeiros, que não dependem diretamente da malha aérea da Azul. E diversificar também significa complexidade. Com um portfólio maior, a operação fica mais desafiadora: atendimento, tecnologia, processos internos. Tudo precisa acompanhar essa evolução"
Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens
Momento especial da Azul Viagens

Crescimento de 54% em receita, de 21% em passageiros em viagens internacionais e de 47% em venda de pacotes ao longo de 2024. Neste primeiro trimestre, as reservas brutas já avançaram 57% em relação ao mesmo período do ano passado. E no orçamento da operadora está a meta de crescer 40% este ano.
"O resultado é reflexo do momento do mercado e das nossas decisões estratégicas. Nosso principal motor de crescimento são os voos dedicados, que estão cada vez mais consolidados. Nossa estratégia é ter esses voos não só nas altas temporadas, mas também durante todo o ano. Queremos romper com a ideia de ‘baixa temporada’ e vamos vender pacotes o ano inteiro", disse Giulliana Mesquita.
"A confiança dos agentes e lojistas tem sido essencial. Estamos crescendo em lojas, mas não temos ambição de massificar. Queremos lojas assertivas, conectadas ao nosso portfólio de produtos. Além disso, estamos trabalhando melhor a sinergia entre produto e comercial. Isso nos permite entregar produtos mais certos para os canais certos — e vice-versa. E temos olhado para produtos de nicho: pesca, corrida, kitesurf, eventos esportivos. Mas aí entra o papel real do operador, que é também desenvolver os canais capazes de vender esses produtos"
Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens
Destaques da Azul Viagens no último ano:
- +54% de crescimento na receita
- +21% de passageiros em viagens internacionais
- +47% de aumento na venda de pacotes (voo + hotel)
- +14% na malha de voos dedicados
- +51% de crescimento no número de passageiros em viagens nacionais
- 124 lojas em funcionamento em 22 estados
- Previsão de abrir mais 30 lojas até o fim de 2025
- +6.000 agências cadastradas
- 38% de crescimento no canal de agências multimarcas
- +5.000 agentes capacitados em 2024 (com 14 workshops, 3 feiras Tá On, 18 famtours e 11 roadshows)
- +66% de crescimento nas vendas (faturamento) do canal agências multimarcas no 1º tri
- +76% de crescimento nas vendas (faturamento) no canal lojas Azul Viagens no 1º tri
- +23% de aumento nas vendas no 1º tri em novas agências emitindo no território nacional
- +18% de crescimento de expansão das lojas emitindo no 1º trimestre
- Destinos mais vendidos em 2024: Fortaleza + Jericoacoara, João Pessoa, Maceió, Natal, Orlando, Porto Alegre + Serra Gaúcha, Porto Seguro, Recife + Porto de Galinhas, Salvador + Linha Verde e São Paulo.