Da Redação   |   17/07/2025 17:13

Gerente de hotel em Porto Rico destaca atrativos do país para turistas brasileiros

Hilton Garden Inn San Juan Condado quer mostrar que Porto Rico é muito mais do que uma parada no Caribe

PANROTAS/Luiza Lorenzetti
Lemuel Gonzalez-Marcano, gerente geral do Hilton Garden Inn San Juan Condado
Lemuel Gonzalez-Marcano, gerente geral do Hilton Garden Inn San Juan Condado

SAN JUAN (PORTO RICO) - Lemuel Gonzalez-Marcano é o gerente geral do Hilton Garden Inn San Juan Condado, hotel em que os 13 agentes de viagens brasileiros estão hospedados a convite da Flot Viagens em parceria com a Discover Puerto Rico para um famtour de uma semana na ilha caribenha.

Com sorriso largo e animação, ele representa o que há de melhor no empreendimento: a hospitalidade porto-riquenha. Lemuel enaltece seu time de funcionários: “O serviço da nossa equipe é, de longe, o melhor da ilha. E não digo isso apenas porque trabalho com eles. Com mais de 40 anos de experiência, posso garantir que são os melhores com quem já trabalhei.”

Além disso, para ele, este Hilton Garden se diferencia dos mesmos modelos dos Estados Unidos: “Lá, ele é considerado um hotel de serviços limitados. Aqui, oferecemos uma estrutura muito mais completa", afirma o diretor do hotel, que recebe visitantes em busca de sol, música e boa comida. Com 240 quartos, 10 salas de eventos, dois restaurantes, dois bares, spa, academia e um espaço ao ar livre para até 600 pessoas, o hotel ultrapassa o padrão da rede.

PANROTAS/Luiza Lorenzetti
Time de vendas e catering do Hilton Garden Inn San Juan Condado
Time de vendas e catering do Hilton Garden Inn San Juan Condado

Comida, cultura e Bad Bunny

Ao ser questionado sobre os principais atrativos de Porto Rico, o diretor não hesita: “A comida é de morrer. A música também. E a cultura, não só de San Juan, mas das montanhas, rios, praias, Culebra, Vieques. E, claro, nosso povo. "Nós somos um povo muito acolhedor em Porto Rico, sabe? A gente simplesmente gosta de receber as pessoas na ilha, fazê-las se sentirem bem-vindas e com vontade de voltar."

O turismo, aliás, ganhou um impulso recente graças a Bad Bunny. O cantor porto-riquenho programou sua residência de 30 shows justamente para os meses de baixa temporada.

“Normalmente, entre julho e outubro, a ocupação gira em torno de 50%. Mas agora, por causa dele, estamos com os hotéis lotados até o fim de setembro. Este ano não teremos baixa temporada, graças ao Benito”

comemora Lemuel Gonzalez-Marcano

E os impactos vão além do turismo: “Ele despertou o orgulho de ser porto-riquenho. Pode-se discordar das letras ou da postura, mas é preciso reconhecer o que ele fez pela ilha.”

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Lemuel com um boné que tem o título do álbum de Bad Bunny, que ajudou a impulsionar o turismo na ilha
Lemuel com um boné que tem o título do álbum de Bad Bunny, que ajudou a impulsionar o turismo na ilha

Diferenciais em relação a outras ilhas do Caribe

Qual a melhor época para visitar o país? Para Lemuel, qualquer época. “Nosso Natal, por exemplo, começa em setembro e só termina em fevereiro. Também temos a festa de San Sebastián, a Semana Santa, o Spring Break… Sempre há uma desculpa para se divertir, ser feliz e aproveitar a vida, não importa a época do ano."

A sugestão do gerente é que os visitantes aluguem um carro e passem uma semana e meia na ilha. Ele ressalta a infraestrutura das estradas e o fato de que, em apenas duas horas e meia, é possível cruzar o país de ponta a ponta. “É preciso ir além de San Juan. Conheça Mayagüez, Ponce, Cabo Rojo, Naguabo, Fajardo. É uma ilha pequena, mas com muito a oferecer. Você não vai se arrepender”, aconselha.

No entanto, ele reconhece os desafios: “Somos um destino um pouco mais caro. Por isso, precisamos oferecer um serviço à altura. Outro problema é a imagem negativa causada pelos apagões, que ganham repercussão na mídia e assustam turistas. E, fora dos hotéis, o atendimento ao cliente ainda pode melhorar. É preciso lembrar que o turista repara em tudo, e uma experiência ruim em uma farmácia pode impactar a percepção da viagem.”

“Temos tudo que os Estados Unidos oferecem”

“Temos tudo que os Estados Unidos oferecem – exceto os parques de Orlando. Mas compensamos com gastronomia, cultura, praias paradisíacas e o maior shopping do Caribe, o Plaza Las Américas, com mais de 100 lojas de alto padrão”, afirma.

Ele reconhece que a ausência de voos diretos entre Brasil e Porto Rico ainda é um obstáculo. “A maioria vem com conexão via Panamá, e como somos território americano, exige passaporte. Mas a malha aérea está melhorando. Hoje é mais fácil vir do que era há décadas. E posso garantir: vale a pena.”

Sobre receber mais turistas do Brasil, Lemuel é um entusiasta do casamento entre os dois países: "Adoraríamos ver mais turistas brasileiros em Porto Rico do que já vemos hoje. Acho que temos modos de viver e culturas muito parecidos, certo? A música, as danças... Tenho certeza de que seria uma união perfeita entre os dois países. Que venham, que aproveitem, que venham a Porto Rico. É um lugar seguro — antes de tudo, muito seguro. Adoramos receber pessoas do mundo todo. E com a comida, a música e o nosso povo, não tem como se arrepender. Ponto final."

Luiza Lorenzetti, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot Viagens, com seguro viagem Intermac.

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