Destinos brasileiros ganham espaço na manhã do terceiro dia do Arena Abreu 2025
Do Nordeste ao Sul do País, evento da Abreu apresenta opções nacionais para os agentes participantes

GRAMADO (RS) – A programação do Arena Abreu desta terça-feira (5) começou com um mergulho no turismo nacional. No auditório do Centro de Convenções do Wish Serrano Resort, cerca de 300 agentes de viagens acompanharam as apresentações de seis destinos brasileiros: Rio Grande do Sul, Paraná, Gramado, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Cultura, natureza, conectividade e experiências diferenciadas foram os pilares das apresentações, que reforçaram a importância do turismo interno como motor da recuperação e crescimento do setor.
Os representantes de cada um dos destinos apresentaram dados e convidaram os agentes participantes do evento a olharem para eles na hora de vender suas viagens. Veja os principais destaques.
Rio Grande do Sul: resiliência e diversidade como forças do Turismo
A apresentação do estado anfitrião foi conduzida por Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, e por Claudia Mara, diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria.
Com foco na diversidade de experiências oferecidas em todo o território gaúcho, os palestrantes destacaram que o tempo médio de permanência do turista ainda pode ser ampliado. Enoturismo na Campanha Gaúcha, turismo de natureza nos cânions, cultura nas Missões e litoral foram algumas das apostas além da tradicional Serra Gaúcha.

O Estado também se orgulha de possuir três geoparques reconhecidos pela Unesco, além de produtos como turismo paleontológico, astronômico e religioso.
Paraná: natureza em destaque
Eduy Azevedo, representante do Viaje Paraná, destacou a importância do agente de viagens como elo central da cadeia turística e defendeu o potencial de retorno de investimentos em promoção turística no estado.

Azevedo apresentou dois patrimônios naturais da humanidade localizados no estado - as Cataratas do Iguaçu e a Grande Reserva da Mata Atlântica - e reforçou o protagonismo do Paraná no cenário nacional. A diversidade de experiências e a conexão com a natureza fazem do estado uma escolha estratégica para viajantes em busca de autenticidade e impacto.
Gramado: anfitriã da Arena quer ser destino o ano todo
O secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Reginato, aproveitou a ocasião para agradecer à Abreu pela escolha da cidade como sede da Arena. Ele relembrou os desafios enfrentados pelo município em função das chuvas que atingiram o estado no último ano e destacou que a vinda da operadora ao destino é resultado direto de uma estratégia de retomada.
Reginato aproveitou para apresentar a robusta estrutura da cidade, com 26 mil leitos, mais de 300 restaurantes e 75 atrativos turísticos. Incentivou os agentes a venderem o destino além do inverno e do Natal Luz, citando produtos como a Rota do Vinho, o agroturismo e o calendário de eventos, que inclui o Festival de Cinema, a Páscoa em Gramado e o Gramado In Concert.
Pernambuco: conectividade aérea e alta performance no Turismo
Danielly Aguiar, gerente de Marketing da Empetur, apresentou os dados que mostram o bom momento do Turismo em Pernambuco. Com destaque para o Aeroporto Internacional do Recife, que registrou 3,2 milhões de passageiros entre janeiro e abril de 2025, a executiva celebrou os crescimentos de 4,02% em relação a 2024 e de 9,59% comparando com o período pré-pandemia.

A ampliação da malha aérea e o fortalecimento do estado como hub do Nordeste impulsionam o fluxo turístico, posicionando Pernambuco com ainda mais força no cenário nacional e internacional. Além de Recife, destinos como Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e o interior cultural foram citados como apostas consolidadas para os próximos meses.
Rio Grande do Norte: turismo como motor da economia
Com números expressivos, o Rio Grande do Norte apresentou o Turismo como um verdadeiro motor da economia local. O estado faturou R$ 675 milhões com o setor e tem nele 76% do seu PIB. Além disso, gera mais de 68 mil empregos formais, reforçando a importância estratégica da atividade para o desenvolvimento regional.

A apresentação reforçou os atrativos naturais do estado, como as praias de águas mornas e dunas, além da estrutura hoteleira consolidada e das opções de lazer para diferentes perfis de viajantes. A mensagem central foi clara: o turismo no RN é mais do que lazer - é base de desenvolvimento econômico.
Paraíba: carnaval forte e Turismo de aventura em expansão
A Paraíba destacou os altos índices de ocupação hoteleira no Carnaval de 2025, com média de 87,8% e cidades como João Pessoa chegando a 90%.

Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, reforçaram que os bons números são fruto de um planejamento estratégico voltado para a descentralização e valorização do turismo em todas as regiões do estado.
Bahia: diversidade como grande trunfo
A Bahia também marcou presença na Arena Abreu reforçando sua pluralidade como destino turístico. O grande desafio, segundo representantes da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), é mostrar aos agentes de viagens e ao público que o estado vai muito além do sol e mar – embora esses continuem sendo atrativos centrais e façam da Bahia o destino mais procurado do país.

Com uma oferta cada vez mais diversificada e roteiros estruturados, a Bahia aposta em experiências que conectam o visitante à cultura, à natureza e à ancestralidade do povo baiano. “É possível passar férias na Bahia e, além da praia, visitar terreiros de candomblé, observar baleias, se aventurar no ecoturismo da Chapada Diamantina ou explorar o luxo com autenticidade”, afirmou Paulo Gramacho, da equipe da Setur-BA.
A mensagem central é a de que a Bahia é múltipla, com produtos turísticos que se conectam à história, ao meio ambiente e ao estilo de vida local – uma oportunidade única para o viajante moderno em busca de experiências significativas.
A PANROTAS viaja a convite da Abreu.