Beatriz Contelli   |   12/08/2025 11:00
Atualizada em 12/08/2025 14:57

Muito além dos safaris: Diversa aposta na diversidade da África e mira novos viajantes

Operadora viu as vendas para o destino aumentarem 400% desde a parceria com a Sense of Africa

PANROTAS / Beatriz Contelli
Suzanne Benadie, da Sense of Africa, entre Gustavo Starling, Mariana Azevedo e Samara Miranda, da Diversa
Suzanne Benadie, da Sense of Africa, entre Gustavo Starling, Mariana Azevedo e Samara Miranda, da Diversa

CAMAÇARI (BA) - Seja para o viajante que busca maior contato com a natureza, para quem deseja se aprofundar em uma nova cultura, aprecia boa gastronomia e hospitalidade de primeira ou procura experiências de alto padrão, a África — entendida aqui como o continente inteiro, e não apenas a África do Sul — oferece oportunidades para todos os perfis de viajantes. E a Diversa percebeu o potencial do destino.

Com o lançamento da linha de produtos em parceria com a DMC Sense of Africa e um site dedicado ao destino, em outubro do ano passado, a operadora viu as vendas para a África crescerem, simplesmente, 400%. Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Operações da Diversa, acredita que o sucesso do destino tenha sido influenciado por dois fatores principais:

  1. Os voos diretos do Brasil para Joanesburgo e Cape Town, operados pela Latam e pela South African Airways;
  2. E o fato de os brasileiros terem percebido que o continente africano tem, sim, safaris imperdíveis, mas também é muito mais do que isso: há vinícolas, praias, opções de compras, gastronomia de qualidade, produtos voltados para o viajante de luxo, um trade local preparado para receber o visitante internacional e um câmbio muito favorável.

"A África se destaca no quesito hospitalidade e exclusividade. Eles se importam muito com o bem-estar do visitante e contam com muitas propriedades que já são especialistas em atender o público brasileiro, além de oferecerem produtos com guias que falam português. O continente tem se tornado uma referência em produtos de luxo, com a possibilidade dos viajantes se hospedarem em vinícolas e lodges nas savanas. É um luxo raro, que valoriza experiências sob medidas", explica Mariana.

Para incentivar os agentes de viagens a seguirem se capacitando e vendendo África, a Diversa irá promover famtrips para dois destinos africanos, sendo um em setembro e outro em fevereiro.

Outros destinos no radar

Apesar de a África ser a principal aposta da Diversa, a operadora também tem notado uma alta demanda por destinos fora do convencional. Os considerados "destinos exóticos" registraram um aumento de 69% nas vendas da empresa, encabeçados, principalmente, por Dubai, Japão, China, Tailândia e Marrocos.

No continente americano, no geral, a operadora destaca República Dominicana, Jamaica, Curaçao, Chile e Colômbia. Mariana conta, inclusive, que o Chile concentrou 70% dos embarques em julho, superando a temporada de neve de Bariloche.

A diretora de Produtos da Diversa também destaca que o departamento de Grupos da operadora, já consolidado em Europa, Exóticos e Brasil, agora ganha uma nova equipe focada em Américas e destinos de casamento. "Com a chegada da Bianca Zoccoler vimos um aumento de 30% na demanda de grupos", completa Mariana.

A PANROTAS viaja a convite da Diversa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados