Pedro Menezes   |   30/09/2025 14:01

VP da Decolar: ecossistema da América Latina ganha sinergia com Prosus e foca em Brasil

Executivo afirma que empresa está em um momento super energizado com a integração ao Grupo Prosus

PANROTAS / Pedro Menezes
Iván Marenco, vice-presidente de Produtos em Destinos, e Renata Bufarat, gerente-executiva de Produtos em Destinos da Decolar
Iván Marenco, vice-presidente de Produtos em Destinos, e Renata Bufarat, gerente-executiva de Produtos em Destinos da Decolar

BUENOS AIRES - Não há como negar. A Decolar vive um momento de expansão e integração após sua inclusão, há três meses, no Grupo Prosus, conglomerado global de investimentos em empresas de tecnologia, como já vimos aqui no Portal PANROTAS.

Em meio a este momento, conversamos com Iván Marenco, vice-presidente de Produtos em Destinos, e Renata Bufarat, gerente-executiva de Produtos em Destinos da Decolar, durante a FIT 2025. Segundo eles, a empresa está em um momento "super energizado" com a integração ao Grupo Prosus.

"Três meses atrás se concretizou a inclusão da Decolar ao Grupo Prosus, uma companhia global que investe em empresas de tecnologia em todo o mundo. E já estamos olhando as primeiras sinergias que estamos fazendo juntos. O ecossistema da América Latina está principalmente focado no Brasil, porque temos o Decolar como uma marca de Turismo super forte, histórica, com muita força. E temos também, como parte do Grupo Prosus, o iFood, uma companhia de delivery gigante no mercado. Achamos que as sinergias para gerar um maior nível de negócios são enormes”

Iván Marenco, vice-presidente de Produtos em Destinos da Decolar

Renata por sua vez, afirma que 2025 é um ano muitopositivo: “Um ano para celebrar, estamos muito bem, conseguimos reforçar nossa sinergia entre as novas empresas do grupo. O time está muito animado e nossos parceiros também, porque veem muitas oportunidades de crescimento. Então já estamos comemorando”, disse.

"Nossa plataforma está cada vez mais robusta, com muitas ferramentas novas para o cliente final e também para nossos parceiros B2B. A HotelDO está crescendo muito e se tornando uma das principais avenidas de crescimento da companhia. E, em relação a novas tecnologias, a Decolar não poderia ficar de fora da onda da inteligência artificial. Há pouco tempo lançamos a Sofia, nossa agente de inteligência artificial, que já é bem conhecida no mercado e está tendo ótimos resultados. Mas não para por aí: continuamos desenvolvendo a Sofia e queremos colocá-la diretamente nos celulares dos clientes, seja pelo nosso app, seja até pelo WhatsApp. Esperamos que, em breve, os clientes vejam o WhatsApp e o Decolar como um canal de vendas, não só para acessar informações, mas para comprar toda a sua viagem conversando com a nossa inteligência artificial”

Iván Marenco, vice-presidente de Produtos em Destinos da Decolar, sobre tecnologia

Diferenciais para os agentes de viagens

Os executivos ainda reforçaram o diferencial para o B2B: “Nosso diferencial para agentes de viagens é a enorme capilaridade que temos no Decolar. O Grupo Despegar tem múltiplas marcas em vários países, desde o México até a Argentina, com Despegar, Decolar, Viajanet, HotelDO, entre outras. Isso nos permite negociar com hotéis, companhias aéreas e receptivos de maneira ampla, com muita força e parcerias sólidas. Com isso, os agentes conseguem aproveitar tudo que temos”, complementaram Ivan e Renata.

A PANROTAS viaja a convite da B2LIVE, com proteção Intermac Assistance.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3972 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.