Laura Enchioglo   |   31/10/2025 12:16
Atualizada em 31/10/2025 12:17

Diversa cresce 35% no internacional e aposta em Copa do Mundo e outros nichos para 2026

EUA lideram em vendas na operadora do Grupo Arbo, com crescimento de 15% no acumulado deste ano


PANROTAS / Emerson Souza
Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Operações, e Adriana Fredericce, diretora comercial da Diversa Turismo
Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Operações, e Adriana Fredericce, diretora comercial da Diversa Turismo

A Diversa Turismo tem crescido no internacional, mas expectativa da diretoria é alavancar ainda mais as vendas em 2026, apostando em nichos, como África e exóticos, e o grande evento do ano, a Copa do Mundo, que irá movimentar o Turismo mundial. Com as apostas, a operadora espera um crescimento de 30% acima dos números desse ano, que já aposnta para um aumento de 35% nas vendas de internacional.

Realizada em 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá, o campeonato deve ser um motor de vendas na Diversa, que, como parte do Grupo Arbo, faz parte do pool de operadoras oficias para comercializar a Copa do Mundo. Ela, ao lado de outros destinos nos EUA e fora, devem alavancar as vendas da operadora, conforme explicou Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Operações da Diversa.

"Nós temos muito espaço para crescer, por isso apostamos nos nichos, em grupos e na capilaridade do Brasil. Hoje, nós já temos lançado o segmento de África, que já vem dando um resultado significativo de 400% em um ano, e iremos expandir para outros nichos. Com a Copa do Mundo, esperamos esse crescimento de Estados Unidos com destinos fora do óbvio, que é uma grande aposta da Diversa"

Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Operações da Diversa

Neste ano, os EUA foi Top 1 destino vendido no internacional, seguido de Itália, Argentina, França e Chile. A África já aparece no Top 10, que também conta com Caribe.

Honrando a posição de destaque no ranking, a Diversa realiza desde 2022 eventos dedicados para capacitar agentes sobre os destinos dos EUA, como é no caso desta sexta-feira (31), em que a operadora promove o Halloween Diversa, em São Paulo, recebendo clientes de diversas regiões do Brasil e fornecedores dos Estados Unidos para um dia de muita capacitação, supresas e sustos - afinal, hoje é o Dia das Bruxas.

Mudança de perfil no viajante brasileiro aos EUA

PANROTAS / Emerson Souza
Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Operações da Diversa Turismo
Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Operações da Diversa Turismo

Os Estados Unidos são o principal destino internacional vendido na Diversa, crescendo neste ano 15%. O campeão de vendas é o Estado da Flórida, simbolizando 50% dos embarques da operadora no destino. A outra metade é uma grande mistura de destinos pelos EUA.

"Nós já comercializamos mais de 100 destinos nos Estados Unidos e temos apostado em oferecer experiências fora do clássico. O perfil do viajante da Diversa é aquele brasileiro repeater, que já foi aos EUA e já visitou os parques temáticos. Então, ele quer vivenciar experiências novas, conhecer destinos novos ou explorar destinos de formas diferentes"

Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Operações da Diversa

A mudança de perfil do viajante brasileiro afeta, inclusive, o número de noites. Em viagens para Orlando, a média era 12 noites e hoje caiu para oito. O tíquete médio da viagem subiu, o que também afeta o Turismo de compras, que não está mais tão forte.

"Essa é uma oportunidade para combinar viagens à Orlando com outros destinos no entorno ou pelos Estados Unidos. A gente sempre teve esse foco em olhar de forma diferente e a Copa do Mundo também vai ser uma oportunidade de explorar essas novas localizações", apontou Mariana.

EUA crescem mesmo com momento adverso

De acordo com Adriana Fredericce, diretora comercial da Diversa, o crescimento de vendas para Estados Unidos acontece mesmo com os momentos adversos políticos e econômicos. Segundo ela, o impacto foi no mês de julho, mas logo as demandas voltaram.

"O brasileiro se acostuma, é um público muito adaptável, e a Diversa acaba atingindo aquele viajante com tíquete médio mais elevado. Quem tem oportunidade e foi atrás do visto, está viajando, por isso não devemos sentir impacto para as vendas na Copa do Mundo, é um evento único e o brasileiro vai querer estar onde está acontecendo os jogos. Foi um ano turbulento sim, para vários destinos, mas a Diversa vem na contramão, com muita solidez, e crescendo no internacional"

Adriana Fredericce, diretora comercial da Diversa

Crescimento passa por novas praças e campanhas

PANROTAS / Emerson Souza
Adriana Fredericce, diretora comercial da Diversa Turismo
Adriana Fredericce, diretora comercial da Diversa Turismo

O aumento nas vendas se dá pelo crescimento da Diversa em outras praças. O esforço para alcançar novos mercados e captar cada vez mais agentes de viagens parceiros passa por Estados do Nordeste.

"São Paulo e o interior do Estado, bem como Minas Gerais, são mercados consolidados para nós. Agora temos uma base e um crescimento no Nordeste, com Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará. A região Sul também se destaca em crescimento. Estamos chegando a nível nacional com uma empresa que ainda é nova"

Adriana Fredericce, diretora comercial da Diversa

Para tanto, o investimento em campanhas também vem sendo um dos focos da Diversa. O mês de novembro, com a Black Friday, deve ser histórico para a operadora, com números recordes. "Novembro é a nossa maior meta do ano. Estamos com uma expectativa muito alta, esperando recorde histórico de vendas com a Balck Friday e outras campanhas 'conectoras', que oferecem condições exclusivas, comissão diferenciada e melhores opções de vendas", finalizou Adriana.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4029 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.