Laura Enchioglo   |   22/10/2025 14:59
Atualizada em 22/10/2025 16:54

HotelDO almeja alcançar 35% do share no Grupo Decolar nos próximos anos

Marcio Nogueira destacou a nova fase do Grupo Decolar, que foi adquirido pela Prosus, no Campus HotelDO


PANROTAS / Laura Enchioglo
Marcio Nogueira, diretor-geral da HotelDO
Marcio Nogueira, diretor-geral da HotelDO

BELO HORIZONTE - A HotelDO segue crescendo dentro do Grupo Decolar e almeja alcançar 35% de share nos próximos anos. Hoje, a operadora representa 20% do grupo, um número expressivo comparado a 2019/2020, quando a HotelDO foi comprada. Na ocasião, era 4% do share.

Marcio Nogueira, diretor-geral da HotelDO, em entrevista ao Portal PANROTAS, destacou a nova fase do Grupo Decolar, que foi adquirido pela Prosus em uma transação bilionária realizada neste ano. Segundo ele, há muito espaço para a operadora crescer e o B2B é uma aposta da Prosus também.

“A aposta no B2B vem desde quando fomos comprados pelo Grupo Decolar. A gente vem aumentando o share e temos ainda muito potencial de crescimento e vários números apontam para isso: começamos a vender voos não tem nem dois anos e já alcançamos resultados expressivos. O B2B também é um dos focos da Prosus e esperamos muitos investimentos em relação a isso”

Marcio Nogueira, diretor-geral da HotelDO

Crescimento da HotelDO

PANROTAS / Laura Enchioglo
Marcio Nogueira, diretor-geral da HotelDO, durante o Campus HotelDO em Belo Horizonte
Marcio Nogueira, diretor-geral da HotelDO, durante o Campus HotelDO em Belo Horizonte

O 2025 da HotelDO começou ‘a todo vapor’ e a expectativa é que o ano seja finalizado com números recordes. Os primeiros meses foram de crescimentos na casa dos dois dígitos, com desafios econômicos e geopolíticos em julho e agosto que estabilizaram as demandas. Ainda assim, o mês de setembro voltou a apresentar números positivos, de acordo com Nogueira.

“Nós estamos esperando um outubro 20% maior que o do ano passado e um novembro muito forte, com a Black Friday que deve ser a maior da nossa história, visto que fechamos o dobro de negociações para a data em comparação com 2024”, destacou Marcio Nogueira.

Novidades que auxiliam os agentes

A HotelDO tem investido em tecnologia para facilitar a vida dos agentes de viagens parceiros. Dentre as novidades está o carrinho de compras, ferramenta que a operadora já vê que auxilia a gestão de tempo dos clientes.

Além disso, há novidades no processo de cotação, que agora conta com uma entrega mais completa. “Nós queremos aprimorar a ferramenta com inteligência artificial para que o foco principal do agente seja o processo de vendas, e não a operação do negócio”, apontou Marcio.

Como citado, a inteligência artificial é o principal foco quando o assunto é tecnologia. “No grupo, incentivamos o desenvolvimento de soluções focadas em inteligência artificial em todas as áreas. Essa é a nossa principal discussão interna e um ponto de foco para o Grupo Decolar e o Grupo Prosus. Nossa atenção está voltada principalmente para isso”, disse.

Capacitação segue sendo a base

PANROTAS / Laura Enchioglo
Equipe da HotelDO no Campus realizado em Belo Horizonte
Equipe da HotelDO no Campus realizado em Belo Horizonte

A equipe da HotelDO está em Belo Horizonte para a terceira edição do Campus HotelDO em 2025. O evento itinerante visa a capacitação e o desenvolvimento dos agentes de viagens parceiros, que têm a possibilidade de se conectar com fornecedores do Turismo e aprimorar conhecimentos para uma melhor venda.

“Esse é um momento importante para estreitar os laços com os agentes. Nos últimos anos, observamos o surgimento de muitas agências novas, o que ressalta a importância de aproximar o fornecedor do agente de viagens. Quanto maior o conhecimento, maior a confiança para o cliente final e o nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência de viagem ao passageiro. A capacitação contínua é um motor essencial para isso”

Marcio Nogueira

O encontro deste ano passou por São Paulo e Campinas e desembarcou nesta quarta-feira (22) na capital mineira, um mercado importante para o Turismo e para a HotelDO, conforme explicou Nogueira.

Minas Gerais sempre foi um mercado com excelentes resultados.O aeroporto funciona como hub para diversas localidades, o que contribui significativamente para esses números. Nossa aposta aqui é muito grande, e em outubro já registramos um recorde histórico de vendas para esta localidade. O mineiro procura viagens nacionais e internacionais, do Nordeste ao Sul. É um público muito consumidor”, apontou o diretor da HotelDO no Brasil.

Neste sentido, Marcio Nogueira ainda destacou o Campus HotelDO como uma grande aposta da operadora para se aproximar de trades fora do eixo Rio-São Paulo. Em 2026, Recife será o destino nordestino que receberá uma edição. Os outros encontros ainda não tiveram a localidade definidos.

“A gente confia muito no evento e estamos sempre de casa cheia. Para o próximo ano aumentaremos o número de encontros, para seis, e queremos explorar outras regiões, prestigiando outras praças”, finalizou.

A PANROTAS viaja a convite da HotelDO.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3982 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.