Investigação aponta uso de login e senha falsos em práticas da Outsider Tours
Relatório policial indica fraude para enganar clientes que compraram ingressos da Libertadores

A Polícia Civil aponta que Fernando Sampaio, dono da agência Outsider Tours, usou login e senha falsos para simular a validação de ingressos da final da Libertadores, disputada em Lima, no Peru. A informação consta em investigação revelada pelo portal g1, que detalha o esquema que teria sido usado para enganar clientes que compraram pacotes para o jogo entre Palmeiras e Flamengo.
Sampaio foi preso recentemente em Balneário Camboriú, após ser monitorado por cerca de um mês pelas polícias do Pará e do Rio de Janeiro. Ele é investigado por estelionato e agora também pode responder por lavagem de capitais, após a DDEF (Delegacia de Defraudações) solicitar ao COAF o relatório financeiro do empresário, enviado ao Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil.
Segundo a investigação, quatro vítimas do Pará pagaram R$ 8,2 mil por ingressos e receberam do empresário dados de acesso ao site da Conmebol para "validar" as entradas. Poucas horas depois, o acesso foi desfeito, e a polícia identificou que as informações estavam em nome de outra pessoa, apenas para simular a existência dos ingressos.
Sem receber os tíquetes e ignorados pelo empresário, os clientes precisaram comprar novas entradas no dia da partida, por valores mais altos. Casos semelhantes se repetem em diversos Estados, e a Outsider Tours acumula centenas de processos cíveis e criminais em todo o País.
Prisão e investigações em curso
Ao g1, o delegado Erivaldo Campelo, da Polícia Civil do Pará, afirmou que a prisão preventiva foi necessária diante da "continuidade delitiva" e da atuação do empresário em vários Estados. Para o juiz do caso, solto, Sampaio poderia continuar aplicando golpes, o que demonstraria seu "elevado grau de periculosidade".
A defesa afirmou ao portal que não teve acesso integral ao inquérito e pediu a revogação da prisão. O advogado Bruno Albernaz declarou que seu cliente não teve a intenção de lesar consumidores e que o problema seria de "administração empresarial", reforçando a promessa de reembolso às vítimas.
Na semana passada, o Portal PANROTAS já havia destacado que o site e as redes sociais da Outsider Tours estavam fora do ar, com a empresa aparecendo como "permanentemente fechada" em plataformas de busca. O fechamento ocorreu em meio à prisão de Fernando Sampaio, que responde a mais de 600 processos e segue sendo investigado por novos crimes.