Dono da Outsider é indiciado por estelionato; agência segue vendendo Flamengo x Palmeiras
Fernando Sampaio se defende das acusações e garante que tudo está sendo resolvido; entenda o caso

O proprietário da empresa especializada em viagens esportivas Outsider Tours, Fernando Sampaio de Souza e Silva, foi indiciado por estelionato em pelo menos dois inquéritos em 2025, conforme noticiado pelo portal G1.
A reportagem aponta que Sampaio e suas empresas são alvo de mais de 600 processos e registros de ocorrência em todo o Brasil. O G1 ouviu consumidores que se queixam de nunca terem recebido sequer os acordos que fizeram com a agência.
Pacotes e ingressos para Flamengo x Palmeiras seguem sendo vendidos
A Outsider Tours anuncia ingressos para a final da Libertadores entre Flamengo x Palmeiras, que acontecerá em 29 de novembro, em Lima, no Peru.
O indiciamento, segundo o G1, ocorreu em investigações conduzidas pelas polícias do Rio de Janeiro e de São Paulo. Um dos casos detalhados na matéria envolve um cliente que adquiriu um pacote para a final da Champions League de 2024, em Londres, e não recebeu os ingressos nem o transfer para o estádio. Outro caso semelhante, que também resultou em indiciamento, foi o de um professor que pagou R$ 33 mil por um pacote para o mesmo evento e também ficou sem o ingresso, mesmo após ter viajado para a capital inglesa.
Histórico da Outsider Tours no Turismo
O histórico da Outsider, acompanhado de perto pelo Portal PANROTAS, já era marcado por uma série de problemas operacionais e financeiros. Em 2022, a empresa ganhou notoriedade ao adquirir o Grupo High Light, uma consolidadora com quase 32 anos de mercado. Pouco depois, surgiram as primeiras queixas de ex-funcionários sobre a falta de pagamentos.
No mesmo ano, a agência enfrentou uma crise com o fretamento de voos para a final da Libertadores, em Guayaquil, no Equador, quando centenas de torcedores do Flamengo não conseguiram embarcar.
Já em junho deste ano, o Portal PANROTAS noticiou que clientes da Outsider ficaram sem ingressos para a final da Champions League, um problema que, conforme a recente reportagem do G1, resultou em um dos indiciamentos de Fernando Sampaio por estelionato.
A despeito da recorrência dos problemas e das investigações policiais, a Outsider continua operando e comercializando pacotes para eventos esportivos. Em entrevista ao G1, Fernando Sampaio negou ser um golpista, afirmou que os problemas são pontuais e que já reembolsou mais de R$ 2 milhões a clientes, o que, segundo ele, demonstraria sua "boa intenção" de resolver os casos.
Resposta de Fernando Sampaio, da Outsider Tours
Procurado pelo Portal PANROTAS sobre esses casos, Fernando Sampaio se defendeu. Leia na íntegra:
A matéria do G1 é um compilado de informações antigas e que já são de conhecimento público. Não se fala absolutamente nada novo ali, mas entendo que por estarmos próximos da final da Libertadores o assunto volte à tona.
A empresa tem resolvido todos os problemas do passado com a maior agilidade possível e prontos para, mais uma vez, ser a agência de turismo esportivo com mais clientes em uma final da Libertadores pelo quinto ano consecutivo.
Desses 600 processos, mais de 95% se referem a final de 2022, que foi emblemático realmente, mas vale ressaltar que nesse mesmo episódio embarcamos mais de 1700 rubro negros para Guaiaquil, mesmo com o absurdo que a ANAC cometeu proibindo que os voos da Euroatlantic decolassem, nos fazendo a recorrer a outras cias aéreas em cima da hora.
Vale ressaltar também que a grande maioria desses processos não se referem a não entrega, mas sim alteração da data de embarque e perda de uma noite de hospedagem por conta do caos gerado pela ANAC.